Controle da internet

Bom, lá fui eu ver as notícias de hoje, e para minha surpresa me deparo com uma proposta absurda de um senador de controle da internet (em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20908.shtml)

Puxa, gente, esse povo do Senado, da Câmara, enfim, uma boa porcentagem dos políticos (aposto que todos), precisa de uma aula sobre tecnologia e tal. Acho que o cara não sabe o que está falando. Como assim, você precisa fornecer seu RG, CPF, seus dados pessoais, para acessar a internet? Isso significa que quem não tem CPF, como as crianças, será banido do mundo virtual? É óbvio que isso seria uma mina de ouro para pessoas má-intencionadas. Como garantir a segurança dos seus dados pessoais?

Ok que as maiores vítimas de cibercrimes, como os bancos e as operadoras de cartão de crédito, querem uma identificação dos internautas. Mas será que eles não enfiam na cabeça que é possível, atualmente, identificar, em boa parte das vezes sem esforço, alguém pelo IP? E isso está guardado no provedor.

Para meu alívio, o projeto, depois de muitas críticas, foi retirado da pauta (http://ultimainstancia.uol.com.br/noticia/32941.shtml). Talvez retorne à discussão, mas com partes afetadas da sociedade. Espero que realmente tenha um diálogo aberto. Há melhores formas de se resolver isso, e não se resolve com controle e quebra de privacidade.

Às vezes, a ignorância desses políticos sobre o assunto me assusta…

Sobre giseli

Eu: Engenheira, sedenta por bits e chocólatra assumida. Além de ser fã de IAs, principalmente Wintermute e HAL9000
Esse post foi publicado em Internet, Tecnologia. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Controle da internet

  1. Gean disse:

    …Pense o seguinte, a maioria desses senadores, deputados e afins sao la do nordeste.. ou seja, nao é nenhuma discriminação com o povo de la, mas essa é uma regiaõ do Brasil, onde a tecnologia nao é plena ainda, ou seja, muitos moradores dessas regiões, nao sabem sequer o que é um computador, principalmente alguns politicos que ascendem ao congresso… é uma pena essas leis absurdas, infelizmente…

    beijos!

Deixe um comentário

