Inteligência Artificial – o futuro

Há um tempo atrás, li na revista Veja, uma entrevista com Raymond Kurzweil. O que ele disse é bem interessante sobre o que acontecerá no futuro.

Ele diz que daqui a uns 20 anos, os computadores serão muito mais rápidos do que os atuais (mas tão rápidos mesmo que você não faz idéia) a ponto de conseguirem superar a capacidade de processamento do cérebro. Ok que o cérebro, em termos de processamento “serial”, sequencial, é muito mais lento que os computadores, mas em termos de processamento paralelo, é o sistema mais perfeito de processamento paralelo. Será que um dia essas máquinas superarão o cérebro? Não de todo, mas em termos “gerais”, as máquinas serão mais inteligentes que nós e teremos uma relação de simbiose com elas. Elas estarão com a gente o tempo todo, em todo lugar e no corpo todo.
No corpo todo? Estou falando dos nanobots… eles podem desligar as conexões sinápticas, desligar ou ligar os 5 sentidos (e quem sabe adicionar outros sentidos nunca imaginados?), reconstruir conexões perdidas, se conectarem à internet, download de novas habilidades (que nem a Trinity aprendendo a pilotar um helicóptero Bell no filme Matrix, hehe), e muito mais outras coisas.

Isso é o que estou achando legal… no futuro seremos ciborgues! Mas que implicações isso pode ter? Toda tecnologia tem seus perigos e suas vantagens. Será que vale a pena correr o risco? Quem sabe…. ok que eu não gostaria de que um hacker invadisse meus nanobots e fizesse eu pirar de vez, ou enxergar outra realidade sem perceber. Mas acredito que o pessoal dará atenção a esses detalhes de segurança… Veremos. Só esperar que as previsões do cara se confirmem, e deixar o tempo fluir. Se é que o tempo existe de fato. =P

Anúncios

Sobre giseli

Eu: Engenheira, sedenta por bits e chocólatra assumida. Além de ser fã de IAs, principalmente Wintermute e HAL9000
Esse post foi publicado em Computação, Tecnologia. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Inteligência Artificial – o futuro

  1. João Pedro disse:

    Muito lgl cara gostei muito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s