Mais uma da Google

Dando continuidade àquela história de que a Google vai dominar o mundo (como visto num post meu aqui)…

No “Annual American Association for the Advancement of Sciente conference”, Larry Page, um dos fundadores da Google, disse que a empresa está investindo no desenvolvimento de IA.
Page disse: “Temos algumas pessoas na Google que estão realmente tentando construir Inteligência Artificial e implementar isso em larga escala. E isso não está tão distante quanto as pessoas pensam”.
Outra coisa interessante que o cara disse é que ele tem uma teoria: seu DNA é aproximadamente 600 megabytes comprimidos de informação, fazendo isso menor que qualquer sistema operacional moderno, como Windows e várias distros GNU/Linux (eu tendo a pensar que 600 MB seja pouco para nós, alguém da área de biologia poderia me ajudar?).
Mais algumas coisas que ele falou no encontro, acesse aqui.

A vantagem de ter um GoogleBot aprimorado e com IA, é que ele ficaria mais esperto, teremos pesquisas coerentes, refinadas e ele pode entender o que a gente precisa. Mas também há sérias implicações… Você pode perguntar a ele o que tal pessoa está fazendo.
Tudo bem que a Google até pode ser uma empresa do “bem”, e que o mantra da empresa é “Do No Evil” (não seja mau), mas imagina se a IA sair do controle? E se conseguir uma auto-consciência e gostar da idéia de dominar as informações e cobrar a você caro por isso? Ou fazer coisa pior ainda…

Isso lembra algo parecido em dois filmes, “Eu, robô” e “Ghost in a shell”, onde o tema é uma IA que adquire auto-consciência e uma espécie de “alma”, e foge do controle de seus criadores.
Só o futuro nos dirá… e ele tá bem mais próximo do que imaginamos. E isso dá muito o que pensar.

Para ver o “Master Google Plan”, veja aqui.
Comprar Marte está incluído nos planos da Google =)

Fonte:
Undergoogle

Anúncios

Sobre giseli

Eu: Engenheira, sedenta por bits e chocólatra assumida. Além de ser fã de IAs, principalmente Wintermute e HAL9000
Esse post foi publicado em Computação, Informação, Internet, Tecnologia. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Mais uma da Google

  1. Danilo Egea disse:

    Feliz Aniversarioooo… 🙂 Muitos Anos de Vida e muita Saude !!!

  2. Acho que eu vou me gravar num CD! 😀

    Acabei de ter uma visão um pouco exagerada: as pessoas cada vez mais necessitando de uma conexão com a rede para que possam ter seus contatos sociais. E, com o passar do tempo e com o desenvolvimento da computação ubíqua, isso toma tal forma que apenas um deslize no funcionamento do sistema possa causar prejuízos não apenas de ordem financeira (como acontece hoje), mas também pessoal. A rede tomando conta das nossas vidas (na verdade, nós deixando que a rede entre nas nossas vidas). Daí eu fico com um monte de perguntas: até onde isso é bom? Será que não seria melhor tomar controle da situação e voltar a ir até a livraria da esquina procurar por um livro, ao invés de ir no site do submarino? Ou será que o futuro nos reserva alguns pequenos prazeres como esse (não necessariamente iguais), mas que entra em conflito com ele (‘Ah, é tão bom visitar este site… a seção de músicas tribais africanas antigas é tão aconchegante…’)? Será que os espaços   tomaram lugar dos espaços (x,y,z)? E isso é bom?

    Mas preste atenção, as perguntas não são em tom crítico. Ainda acho que para que possamos evoluir devemos deixar algumas coisas para trás. Pense bem: na época do renascimento as pessoas tinham bastante tempo pra tudo, mas, quando uma pessoa viajava para longe, a comunicação era cortada quase que por completo, e por muito tempo. Hoje não temos tanto tempo assim, mas pode-se comunicar com o resto do mundo em cada esquina. Qual das duas situações é melhor?

  3. NotreveR disse:

    “… estamos numa encruzilhada: uma leva a uma sociedade completamente mecanizada em que o homem é um indefeso dente de engrenagem da máquina… a outra leva a um renascimento do humanismo e da esperança – a uma sociedade que põe a técnica a serviço do bem-estar do homem…” Erich Fromm

    é só implementar na IA um mecanismo que lance uma exceção quando ela executar algo de mau, e como tratamento da exceção implementar a morte dela, ou seja, ela se auto destrói, qndo pratica algo ruim… mas se elas decidirem ser kamikases hein???!! hauhahauh é melhor ter mta calma nessa hora…rs

    enfim, nao podemos esquecer do humanismo na técnica! assim dá pra coexistir IA, humanos, amigos invisíveis, etc e tal…

  4. Christie disse:

    O Sistema Operacional Biológico (vulgo: homeostase) pode ser mais compacto que o windows (600Mb, mas acho que ninguém nunca se dispôs a fazer o teste…), mas o hardware é mais pesado, complicado, caro, e mortal : (
    Mas me diga: quando que um PC ia viver 80 anos sem precisar de uma eventual reformatada?
    Eu não gostaria de ser operada por Windows!!

    Beijokas ; ***

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s