Wikis serão o próximo passo?

Com o começo da internet, as informações fluíam por meio de compartilhamento e troca de mensagens e depois pelas famosas BBS. No  passo seguinte, as informações eram exibidas numa forma mais legível, formatadas pela HTML. Logo, se descobriu que os leitores poderiam interagir mais com as informações via páginas feitas em linguagens interpretadas, como php, jsp, e scripts, como Javascript, adicionando interatividade e funcionalidades a sites e deixando-os mais esteticamente agradáveis, além do aumento da informação.

Aí vieram os primeiros blogs, que começaram de maneira discreta, mas nos últimos anos experimentaram um grande crescimento. Agora qualquer um que tivesse informações ou idéias (tanto úteis como inúteis) poderia botar a boca no trombone, digo, as palavras na internet, da maneira mais fácil possível.

E o que vejo abundarem por aqui agora são os portais e sites no formato wiki. O que seria um wiki? É um conjunto de páginas, todas conectadas entre si, que qualquer pessoa pode editar e adicionar conteúdo. Ou seja, um grupo que tenha interesses em comum pode contribuir com conteúdo num portal, da maneira mais prática. A onda dos wikis começou com a Wikipedia, e agora pode-se ver, principalmente nos sites e empresas dedicados a desenvolvimento de software, que os wikis estão se tornando o próximo passo no compartilhamento de informações.

Há vários tipos de wikis que podem ser colocados num servidor, e existem serviços gratuitos de wiki. Estou experimentando o DokuWiki, um dos mais fáceis que já mexi, e recomendado para documentação de software. E tem apenas um requisito, só precisa de um servidor que rode PHP. Nem banco de dados ele precisa. =)
MediaWiki e TikiWiki também são interessantes, além do Twiki que está se tornando “moda” (se bem que para mim é difícil de instalar…).

Recomendo experimentarem logo um wiki! =)

Anúncios

Sobre giseli

Eu: Engenheira, sedenta por bits e chocólatra assumida. Além de ser fã de IAs, principalmente Wintermute e HAL9000
Esse post foi publicado em Computação, Informação, Programação. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s