Mini-relatório do LNA

Nesse final de semana, fiz uma visita com o pessoal do IAG ao observatório do LNA, no Pico dos Dias, de 1864 metros de altitude. A visão é fantástica do pico, dá para ver toda a região em um raio de aproximadamente 250 km. Deu para ver várias cidades, Brazópolis, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Itajubá, Pedralva, e várias outras que não consegui identificar. Além de ver parte do Vale do Paraíba. E as montanhas então! Habituada a montanhas, eu me senti em “casa” por estar rodeada de montanhas (morando numa metrópole plana dá saudades delas). Como eu levei minha máquina de filmes, não tenho como postar fotos no momento, mas espero mostrar quando puder.

Observamos vários objetos, que mencionarei em breve, com o telescópio de 60 cm (há outros 2, um de 60 cm também e um de 1.60 m), com apontamento manual. Também tiramos umas “fotos” com a câmera CCD acoplada ao telescópio, o que deu algumas imagens interessantes.

Alguns dos objetos observados:

– Vênus (o disco estava aproximadamente 50% iluminado)
– Júpiter e 3 luas (Io, Europa e Ganimedes – Callisto estava fora do campo de visão do telescópio). Deu para ver várias faixas, mas uma se sobressaía particularmente e a Grande Mancha Vermelha.
– Saturno.
– Aglomerado aberto NGC 4755 (mais conhecida como Caixa de Jóia).
– Galáxia de Sombrero.
– Aglomerado globular Ômega Centauro (o maior do céu)
– Alfa Centauro (é um sistema ternário, mas do telescópio só se observam as 2 mais brilhantes).
– Grande Nuvem de Magalhães (galáxia anã orbitando a Via Láctea).
– Asteróide Vesta.

Teve vários outros, mas esqueci os nomes (é, ficar lembrando siglas e números não é meu forte).

À noite, o lugar é bem frio, mas até que tivemos sorte, não fez tanto frio quanto temíamos. Sou meio ruim de chutar números, mas acho que a média foi entre 5 a 10 graus lá pela madrugada, 1 da manhã, por aí.

Para os curiosos em agendar uma visita por lá, tem que avisar o pessoal com antecedência. Veja mais informações em Visitas ao LNA.

Para finalizar, uma dica de um excelente site, o Heavens Above, que lhe dá uma listagem de vários eventos no céu. Isso inclui satélites e outros objetos artificiais. Na noite do dia 9, eu consegui ver o satélite Genesis-1. Tentamos achar o HST (Hubble Space Telescope), mas não foi possível. Vale a pena visitar esse site sempre, para ver o que pode acontecer de interessante acima de nossas cabeças. 🙂

Sobre giseli

Eu: Engenheira, sedenta por bits e chocólatra assumida. Além de ser fã de IAs, principalmente Wintermute e HAL9000
Esse post foi publicado em Astronomia, Variados. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Mini-relatório do LNA

  1. Christie disse:

    Muitas saudades da minha primeira noite na trilha inca, quando olhei para o céu dos Andes e o vi mais estrelado do que pensava ser possível um céu visto a partir da Terra. Uma vertigem estelar!!
    E que legal, Gi, eu sempre quis ver os planetas “ao vivo”!! Mas atualmente só vejo eles no software do Celestia rs. E deu até pra ver as luas de Júpiter? Caraca! Os anéis de Saturno? Que tesão!
    Estou com vontade de visitar esse telescópio : )

    Beijos!

  2. giseli disse:

    Uma expedição ao LNA seria uma boa idéia! =D Bom, para passar a noite lá, é só ser astrônoma. =P

  3. rs… muito bom hein?
    Espero estar lá amanhã a noite para conferir um pouco de estrelas (e muita companhia da melhor qualidade) com vcs =)
    :***

  4. giseli disse:

    É, imagina astronomia ao som de música clássica! Hummm!

  5. Henrique di Pintor da Luz disse:

    Oi Giseli, talvez vc não lembre de mim, então vou tentar refrescar a sua memória. Eu morei no condomínio em 2002, e morei com o Vinícius e com o Márcio os dois anos seguintes. Bom, eu estou trabalhando como bolsista no LNA, e dia 11 de junho eu subi no OPD para passar a noite e dar continuidade a um projeto. Na verdade eu deveria ter subido no dia 10, mas preferi subir no dia 11, quase nos reencontramos, que pena. Da próxima vez me avisa, vai que eu tenho que subir novamente. Na verdade, terei que subir 2 vezes em julho.
    Estou gostando muito de trabalhar aqui, estou mexendo com automação (eu formei em ECA) e nas horas vagas tenho me empenhado em aprender astronomia, visto que gosto muito, mas nunca tinha levado a sério.
    Finalizando, gostei muito da sua página, vou visitá-la mais vezes daqui pra frente. Entre em contato quando puder.
    Abraços.
    Henrique.

Deixe um comentário

