IDL

IDL significa Interactive Data Language, uma poderosa linguagem de análise e visualização de dados e de imagens. Não confundir com “Interface Description Language” que é outra coisa, alguma coisa a ver com CORBA. =)

Estou iniciando meus primeiros passos nessa linguagem, e ela me parece muito interessante, além de poderosa e já vir com muitas funções embutidas. O legal dela é que todas as operações aritméticas se estendem também a arrays, sem precisar criar loops. Arrays são essenciais nessa linguagem, já que todo dado, na prática, é um array, o que poupa bastante trabalho. Outras funções são o “plot”, que permite fazer gráficos, e funções que são parte de ferramentas de análise numérica e estatística. As descrições param por aqui, já que ainda tenho muita coisa para ver… e depois falar, se for o caso.

Essa linguagem é bastante utilizada pelos astrônomos, além de ser usada pelas empresas que cuidam de mapeamento e de imagens de satélites, por causa de sua diversidade de funções para manipulação e visualização de imagens.

Para experimentar o programa, é só ir no site da ITT, que mantém o programa. A versão de demonstração tem algumas limitações, como a ausência de algumas funções e só roda por 7 minutos. Mas nesse tempo dá para praticar bastante coisa. =D

Agora é botar a mão na massa!

Anúncios

Sobre giseli

Eu: Engenheira, sedenta por bits e chocólatra assumida. Além de ser fã de IAs, principalmente Wintermute e HAL9000
Esse post foi publicado em IDL, Programação. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s