Fedora e VirtualBox

Resolvi experimentar um programa de virtualização, o VirtualBox, para poder mexer no Fedora. Ele é um programa gratuito (tem uma versão paga que adiciona mais funcionalidades, mas não sei quais) e tem versões para MacOSX (a partir da versão 1.4), Linux e Windows e é poderoso, mesmo na versão gratuita.
Instalei ele aqui, e instalei normalmente o Fedora dentro da máquina virtual, sendo o sistema guest (e a máquina física é o host), e não é necessária nenhuma modificação no código do sistema guest, o que facilita muito as coisas.

Após a instalação, percebi que não conseguia mudar a resolução, que ficava nos 800×600, o que é uma coisa bastante chata, ainda mais para programar.
Depois de dar uma boa pesquisada na internet, vi nesse fórum a solução. Era só uma questão de instalar o Guest Additions, que instala drivers e aplicações de sistema para melhorar a performance do sistema.
Para instalar isso dentro da máquina virtual (onde o guest roda), deve-se montar a ISO que vem junto com o VirtualBox, chamada VBoxGuestAdditions.iso.
Para isso, na janela do VirtualBox, clique em Devices e em Mount CD/DVD-ROM, e clique em CD/DVD-ROM image. Isso abrirá uma janela onde você selecionará a imagem, que está localizada no diretório onde foi instalado o VirtualBox. Clique em Select e a imagem será montada no sistema guest.
Mude para o diretório (dentro do guest claro) onde a imagem foi montada e execute o seguinte comando como root:
> sh ./VBoxLinuxAdditions.run
Isso instalará todos os drivers, e agora poderá mudar a resolução de vídeo para a sua configuração desejada, o que implica mexer no arquivo xorg.conf.
Veja a seguinte seção:
Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Device "VirtualBox graphics card"
Monitor "Generic Monitor"
DefaultDepth 24
SubSection "Display"
Depth 24
Modes "1280x1024""1024x768 "800x600" "640x480"
EndSubSection
EndSection

Onde se vê Modes, você pode colocar os modos desejados, bastando colocar as resoluções que você deseja ver, entre aspas. Depois é só ir, no caso do Fedora, em System > Preferences > Hardware > Screen Resolution. Aí você verá os modos disponíveis no menu de seleção, que colocou no arquivo xorg.conf.
Outro modo de mudar a resolução, pode ser no terminal, digite:
xrandr -q
Ele listará todas as resoluções disponíveis, e para selecionar a desejada, é só digitar:
xrandr -s 1
(o 1 é a ordem em que a resolução está listada)
ou:
xrandr -s 1280x1024

Voilá! 🙂

O VirtualBox está com um desempenho bem satisfatório para mim, mesmo rodando o pesadão Labview dentro dele, até que não deixa muito lento. Ok, deixa só ligeiramente lento e a taxa de atualização da tela não é tão alta quanto deveria ser.
De qualquer forma, é uma boa idéia experimentar o VirtualBox, tanto para experimentar outros sistemas, sem precisar criar partições para cada sistema, como para testar os programas em outros SOs. É fácil de usar! 😉

Anúncios

Sobre giseli

Eu: Engenheira, sedenta por bits e chocólatra assumida. Além de ser fã de IAs, principalmente Wintermute e HAL9000
Esse post foi publicado em Computação, Linux, Mac, Tecnologia, Variados. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Fedora e VirtualBox

  1. Danilo Egea Gondolfo disse:

    É, esse foi um excelente produto que a Micro$oft perdeu em troca do VirtualPC. Mas até que o VirtualPC não é o pior lixo que já usei, existe coisas piores, por exemplo o sistema HOST que roda ele…

    OBS: o VirtualPC só roda em Window$.

  2. Renato disse:

    Agora tem versão para a maioria das distros do Linux 😀

  3. João Henrique disse:

    Muito bom o artigo. Eu já uso o VirtualBox a algum tempo justamente para testar distribuições Linux ou poder usar o Windows dentro do Fedora Linux.
    Só gostaria de poder contribuir com uma coisa. Instalei o Fedora Linux em uma VM do VirtualBox e a não conseguia de forma alguma instalar o Guest Additions. Só consegui instalar após atualizar o VirtualBox para a versão 3.02 mais recente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s