Leituras e cia

Comentarei brevemente sobre algumas leituras (poucas, admito) que fiz, abaixo:

Feynman & Gell-Mann – Luz, quarks, ação
Autor: Rogério Rosenfeld
Uma leitura descontraída e divertida sobre dois dos grandes gênios do século XX, Richard Feynman e Murray Gell-Mann. Ele descreve em uma linguagem bem acessível para os leigos as contribuições deles à Física, com breves notas biográficas de ambos.
Feynman contribuiu em muitos campos da física, mas uma de suas mais reconhecidas contribuições são os diagramas de Feynman, usados na QED (Quantum Eletrodynamics), que mostram graficamente os processos que ocorrem com partículas elementares.
E Gell-Mann ordenou o cada vez mais crescente zoológico sub-atômico, explicando que as centenas de partículas eram combinações de umas poucas partículas chamadas quarks.
Boa para quem quer conhecer um pouco de ambos, e de quebra, aprender alguns conceitos físicos do mundo sub-atômico.

Cruzando o Yukon – Uma das mais difíceis aventuras do mundo
Autor: John Balzar
Esse livro descreve as aventuras de um jornalista e aventureiro durante a corrida de cães em trenó ocorrida na gelada região do Yukon.
Dessa forma, acabei conhecendo detalhes da corrida de cães, que é considerada a mais difícil e perigosa do mundo. Ela inicia no território canadense do Yukon (extremo oeste do Canadá e ao norte do estado da Colúmbia Britânica) e ruma ao interior do Alasca, totalizando um percurso de 1646 quilômetros, a temperaturas de até 40 graus negativos. Putz, fico pensando como os cães e os competidores aguentam tanto assim… claro, eles são treinados para isso a vida toda, existem competidores que fazem tiros de 50, 80, até mesmo 160 quilômetros com eles, durante o ano, para os condicionarem às difíceis condições da corrida.
Uma coisa que admirei nesse relato são as pessoas que moram no Alasca, muitas delas largaram os confortos e a rotina de seus locais de origem, para morar numa região inóspita, ao lado de cães e sem água encanada e outros confortos típicos.
Apesar de a revisão do livro não ter sido muito boa (existem alguns erros…) e de alguns trechos serem chatos, há muitos outros trechos interessantes e acho que vale a pena dar uma lida, principalmente os que gostam de relatos de aventuras, no mesmo estilo de Jack London.

Revista Scarium – especial Fantasia
edição 20

A revista Scarium é uma publicação voltada para o público que aprecia ficção e fantasia. Nessa edição, foi reunida uma coletânea de contos, todos escritos na base da fantasia, o que não deixa de ser interessante, já que foi tomada uma certa liberdade nos temas, o que diversificou e tornou interessante várias histórias. Foram reunidos contos tanto de autores experientes e consolidados, como de novos autores, que podem muito bem serem as próximas promessas da FC.
A revista pode ser adquirida pela loja virtual do site http://www.scarium.com.br. Nesse site também podem ser adquiridas as edições anteriores ou a assinatura anual.
Boa para quem gosta de ficar de olho na FC brasileira.

Anúncios

Sobre giseli

Eu: Engenheira, sedenta por bits e chocólatra assumida. Além de ser fã de IAs, principalmente Wintermute e HAL9000
Esse post foi publicado em Contos, Informação, Livros, Variados. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Leituras e cia

  1. Danilo Egea Gondolfo disse:

    *quebrando

    😀

    Obrigado pela correção !

  2. Christie disse:

    E aí moça? Além do trabalho intensivo, ainda dá tempo pras leituras? : )
    Ah é… você tem aquele visor de leitura dinâmica, né? Quando vai me emprestar?

    Beijoka!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s