Campus Party – day one

Com certo atraso, é verdade, mas aí vão minhas experiências no segundo dia do Campus Party, o day one (quando começou de fato).

De manhã não pude desfrutar muito das atividades, mas realmente nem tinha muita coisa, e saí para fazer umas compras de suprimentos necessários para o meu estômago 🙂
Fui no stand e tirei umas fotos do robô Quasi fantasiado de Darth Vader. Esperava mais interatividade da parte dele, mas enfim…

À tarde, lá pelas 13h30, começou uma palestra na área de astronomia, com conceitos importantes, tais como física quântica, câmeras ccd, etc. A palestrante disponibilizou alguns links de divulgação de física (pretendo disponibilizá-lo num post em breve), tanto para os que precisam ensinar física de forma intuitiva, como aos que gostam de aprender tirando proveito dos recursos possíveis pela multimídia.

Depois fui na área de Software Livre, onde ia começar uma palestra sobre a linguagem Java, dada por Bruno Souza, o Javaman. Falou sobre a versatilidade da linguagem, sobre o fato da máquina virtual ter código livre, entre outras coisas.

Ainda na área de Software Livre, conferi a palestra do CERT sobre incidentes de segurança, evolução das ameaças e seus tipos, além dos alvos preferidos. E os métodos de prevenção, tanto com relação a atualizações no software (sistema operacional e programas) como no hardware (firmware de switchs, roteadores, pontos wireless) como tambem melhorar a postura on-line. A parte de prevenção foi basicamente um resumo do que está contido na cartilha de segurança do CERT, disponibilizada gratuitamente aqui.

Na parte da noite, conferi o mini-curso de automação de telescópios, me pareceu interessante, se bem que eu esperava algo mais prático. Depois, acho que fui a primeira a dormir, já que na hora que fui, o Campus Party ainda estava na maior ferveção 😛 Poutz, os que não páram mais são os gamers e os blogueiros! Admiro a resistência deles…

Além do LiveStream do Campus Party, descobri mais algumas fontes legais para se acompanhar o evento:

http://blog1.estadao.com.br/blog/cparty2008/

http://www.radarcultura.com.br/campusparty

Claro que há muitos e muitos blogs, cada um com sua visão e experiência pessoal do evento…

Para finalizar, há tanta coisa que vai rolar hoje que nem sei o que escolher… Na parte de manhã, darei uma olhada na área de Astronomia, para conhecer pessoalmente algumas pessoas que sempre “vejo” nas listas de discussão de Astronomia. Na parte de tarde, estarei ainda na área de Astronomia, para conferir mais algumas palestras e depois migrar para a parte de Software Livre, para ver a palestra sobre Python. E à noite, vamos ver até quando eu agüento… 🙂

Sobre giseli

Eu: Engenheira, sedenta por bits e chocólatra assumida. Além de ser fã de IAs, principalmente Wintermute e HAL9000
Esse post foi publicado em Astronomia, Campus Party, Computação, Informação, Internet, Tecnologia e marcado . Guardar link permanente.

4 respostas para Campus Party – day one

  1. ebookriviewer disse:

    I can’t understand your post beacuse of the language.. 😀 I really want to know what exactly is happened..

  2. giseli disse:

    Oh, that’s sad! 😦
    Well, maybe I write in English after… 🙂
    Thanks for the comment!

  3. tarsischwald disse:

    [SAP MODE ON] Gi, se der um tempinho, passe para ver os simuladores de vôo. Estou tentando ir pra lá amanhã, mas estou cheio de problemas no trabalho e até em casa… Queria ir, assim eu tb te entregava os jogos.. bem, vc é minha guia do que acontece por lá, ainda tenho esperança de aparecer por lá na sexta.

    beijo

  4. giseli disse:

    Vou cobrar, hein, Társis? Brincadeirinha hehe, pode deixar que tirarei umas fotos, filmarei e conversarei com o povo 😀

Deixe um comentário

