Campus Party – day two

No meio da manhã rolou uma palestra sobre grupos de astronomia, foi interessante o palestrante divulgar as várias comunidades astronômicas que existem. Links para as comunidades:
UraniaBr
Aprendendo Astronomia
Clube de Astronomia

No momento telefônica, que aconteceu às 12 horas, Heather Champ, do Flickr, deu uma palestra onde apresentou novidades do Flickr.

A primeira palestra da tarde, depois do almoço, foi sobre o Google Earth, Sky e Maps. Acabei descobrindo que têm novas funcionalidades que não tinha testado ainda (é nisso que dá em não ter mexido há tempos no Google Earth).
Uma das que gostei bastante foi a adição de novas camadas no Earth, que podem mostrar fotos e informações dos lugares onde clicar (desde que estejam disponíveis). Tem de tudo, desde fotos que a NASA fotografou até trechos de reportagens do National Geographic sobre lugares específicos.
Outra coisa ainda, é a Google Earth Gallery, onde estão disponíveis algumas animações bem interessantes, como a que mostra o consumo de energia de cada país, o crescimento da população no decorrer do tempo em uma cidade/região, como seria se aumentasse o nível do mar, etc. É fantástico mesmo! Além da possibilidade de você criar suas próprias animações.

Meio pro final da tarde, o pessoal do CERT começou uma palestra sobre honeypots, “armadilhas” para hackers. Além de versar sobre os tipos de honeypots, os de baixa e de alta interatividade, também discutiu sobre as vantagens e desvantagens de usar cada tipo.
No meio da palestra, resolvi voltar para as mesas, mas com um olho na palestra do CERT e outro olho na palestra de astronomia, sobre imagens antigas de astronomia. Haja fôlego hehehe

Na palestra de astronomia intitulada “Visões Antigas dos Céus na Internet”, o palestrante versou sobre o fato da internet disponibilizar um rico acervo de imagens de mapas antigos de astronomia, de instrumentos, etc, sendo possível acompanhar a sua evolução.
A busca de imagens por cientistas e instrumentos no Altavista é boa, e de acordo com o palestrante, apresenta resultados melhores que a busca de imagens do Google.
Alguns links que consegui anotar:
http://www.isin.org/
http://www.mhs.ox.ac.uk/epact/

Não acabou por aqui, à noite ou amanhã, conto mais! 😀

Anúncios

Sobre giseli

Eu: Engenheira, sedenta por bits e chocólatra assumida. Além de ser fã de IAs, principalmente Wintermute e HAL9000
Esse post foi publicado em Astronomia, Campus Party, Computação, Informação, Internet, Tecnologia e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s