Campus Party – quinta-feira

bienal_cp

Não vou conseguir escrever tudo que vivenciei na quinta-feira, só destacarei algumas coisas…

De manhã brinquei novamente nos simuladores de avião. Saudades dos tempos em que podia jogar umas 4 horas ou mais por dia no Combat Flight Simulator…

À tarde, assisti à palestra do Walmir Cardoso sobre programas que simulam o céu e como eles podem ajudar a pessoa interessada em se embrenhar no mundo da observação do céu. A sessão se concentrou nos programas Observatório Astronômico (estranhamente, não achei o link para ele) e no Stellarium. Passo alguns links adicionais de programas que podem lhe auxiliar na observação do céu:

Astronomia no Ubuntu

Cartes du Ciel (versão para Windows) (versão para Linux) – Na minha opinião pessoal, um dos melhores programas (e ainda por cima, gratuito). A única desvantagem é que está um pouco desatualizado e não há previsões de novas versões/updates. 😦
Existem muitos e muitos programas na net, nada que o Google não possa achar, mas esses dois programas mais as dicas de astronomia no ubuntu são um bom primeiro passo.

Depois conferi o início da oficina de foguetes, muito interessante! Pena que eu não me inscrevi a tempo para poder montar o foguete, mas na próxima edição estarei mais atenta. Montar seu próprio foguete não é difícil, mas exige MUITO cuidado, para evitar acidentes… tanto que os bombeiros estavam por perto, para qualquer eventualidade.

Na arena principal, teve um debate, até tenso, entre os jornalistas e os blogueiros. Não consegui acompanhar tudo, mas devem existir vários posts sobre o assunto, um deles que li é o BlueBus.

Depois teve a palestra com o John “Maddog” Hall, onde versou sobre as vantagens de se usar Software Livre e explicou que, sim, é possível ganhar dinheiro com isso. Você pode ver mais detalhes nesse post do Guto Carvalho, que aliás, gentilmente me emprestou um cd do Ubuntu para instalar no equipamento que aluguei.
No final da palestra do guru do SL, não faltou tietagem por parte dos geeks, todos queriam tirar fotos com ele! Claro que eu tirei uma! 😀 (ah, calma, Társis, eu já posto as fotos).

Finalizando, nem tudo são flores na Campus Party, infelizmente. Não achei a organização tão flexível quanto eu pensava e acho que não se preocuparam muito em fornecer uma praça de alimentação decente aos campuseiros. Aqui só tem lanches, pizzas e salgadinhos. Alimentação saudável, hein? Não é só isso, veja alguns comentários bem pertinentes aqui e aqui. :/
Tomara que nas próximas edições (se ocorrer) caprichem um pouco mais e levem em consideração as reclamações e sugestões dos campuseiros.

Hoje vai ter algumas atrações interessantes, como o desenvolvimento de jogos na linguagem LUA, sessão ao planetário às 15 horas, uma palestra sobre como agem os hackers, o astronauta Marcos Pontes e várias outras. Vamos ver se consigo melhorar meu sistema multi-tarefas e tentar acompanhar.

Conforme o final da Campus Party se aproxima, li por aí que a expectativa de encerrar em grande estilo aumenta. Será? Como dizem os portugueses, a ver vamos.

Anúncios

Sobre giseli

Eu: Engenheira, sedenta por bits e chocólatra assumida. Além de ser fã de IAs, principalmente Wintermute e HAL9000
Esse post foi publicado em Astronomia, Campus Party, Tecnologia e marcado . Guardar link permanente.

7 respostas para Campus Party – quinta-feira

  1. Manoel Netto disse:

    Oi Giseli, tudo bem? Como anda seu sistema multi-tarefa?

    Acordei há pouco, depois de ir dormir às 6 da manhã, pra variar, levantando pauta no blog, resolvendo problemas técnicos no servidor e apanhando (muito) no CS.

    Você não vai ficar conosco no Campus Blog um dia sequer?

    Beijo, legal te conhecer.

  2. giseli disse:

    Oi Manoel,
    Ah, eu só consigo prestar atenção em uma coisa de cada vez, multi-tarefa me deixa muito dispersa hehe.
    Estou mais ou menos perto, na área do Barcamp 😛 Mas calma que apareço quando puder, mais no final da tarde, já que estou vendo as coisas de astronomia 😀

  3. tarsischwald disse:

    Gi, por favor, pegue algum contato com os malucos do 422nd Tornado Brasil.
    De repente dá certo da gente se alistar. Agora… olhando as fotos no simulador.. ninguém pensa o que fazer com o piloto CANHOTO. Isso mesmo. :S

    bj

  4. giseli disse:

    Társis, antes mesmo de você pedir, eu já tinha o contato 😀 Os caras são gente boa sim! Depois lhe passo.
    Bjos

  5. Santaum disse:

    Nossa giseli,

    Como fiquei com vontade de ir no Campus Party! 🙂

    Sobre programa de astronomia no Ubuntu, o Stellarium realmente é excepcional. Não sei se já viu a versão espacial do Google Earth (CTRL+A, se não me engano, na versão mais nova), muito interessante também…

    Grande abraço.

  6. Edney Souza disse:

    Eu escrevi um dos posts sobre o debate que na minha opinião não deveria mais existir, lancei um desafio a blogosfera, vamos ver como eles se comportam: http://www.interney.net/?p=9761727

  7. giseli disse:

    Santaum, tem mais ano que vem! Que tal ir? 😀
    Sim, já vi o Google Sky, muito bom por sinal. Se bem que para realizar observações astronômicas eu prefiro mesmo o Cartes du Ciel ou o Stellarium…

    Edney,
    Obrigada pela visita e pelo link indicado. No dia 17 a ver vamos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s