Contos do Universo de TaikoDom

Provavelmente você já ouviu falar dos jogos MMORPGs… como World of Warcraft, Ragnarok, Tibia, etc etc. Parece que tem um lançamento na área, o Taikodom, mas não é exatamente um MMORPG e sim um MSG, Massive Social Game. Que diabos seria isso? De acordo com os desenvolvedores do projeto, reuniria o melhor dos mundos virtuais com o melhor dos games. É esperar para ver! 😀 Quer dizer, a versão final do jogo ainda não foi lançada, mas há um beta disponível na seção de downloads. Ainda não tive oportunidade de jogar, espero que em breve eu possa. O lançamento oficial parece que vai sair esse ano.

Um diferencial desse projeto é que seu universo foi criado por um escritor de FC brasileiro, Gerson Lodi-Ribeiro (autor de vários livros como Outros Brasis – aliás, um livro interessante de história alternativa do Brasil – e de contos). O que nos leva a outra coisa, o site do projeto oferece contos do universo TaikoDom, para dar de aperitivo! 😀

No momento, há seis contos: A Verdadeira História, Artes de camaleão, Confronto com Quimera, Escambo com Nativos, Point of Know Return e Segunda Ressurreição. Todos são interessantes mesmo e há previsão de lançamento de livros (físicos) que complementarão/enriquecerão o universo.

Pode-se perceber nos contos algumas referências a autores de FC, extrapolações plausíveis de nosso futuro, da engenharia genética e do futuro das IAs, como as sondas de von Neumann. Além de um uso sensato de certos conceitos da física.

Dos contos que li, os que mais gostei foram Confronto com Quimera e A Verdadeira História. O primeiro conto trata de um contato de uma nave humana com uma nave alienígena. Não vou dar maiores descrições, porque vai acabar virando spoiler. Creio que não tem nada a ver, mas não sei porque, o conto me remeteu às lembranças de outras histórias de Fred Saberhagen, de Orson Scott Card e de Stanislaw Lem. Não com relação à trama, mas sim às possibilidades que um contato com outra civilização nos traz.

E em A Verdadeira História, é contada uma história sobre a terraformização de Marte (sim, o termo correto é terraformização! E eu achando que era terraformação…). Bem interessante, e é uma história contada com um certo clima de camaradagem de conversa de bar.

Todos os contos abrangem várias fases do universo, desde os primórdios das viagens entre as estrelas até um contato alienígena, passando por colonização de planetas e suas órbitas. O que faz de TaikoDom um universo muito diversificado e grupos com identidades próprias.

Recomendo darem uma olhadinha no jogo e nos contos do universo Taikodom! Pelo menos uma das duas alternativas você vai gostar! 😀

Anúncios

Sobre giseli

Eu: Engenheira, sedenta por bits e chocólatra assumida. Além de ser fã de IAs, principalmente Wintermute e HAL9000
Esse post foi publicado em Ficção, Informação, Jogos. Bookmark o link permanente.

11 respostas para Contos do Universo de TaikoDom

  1. Fábio disse:

    Eu já li o “Point…” e gostei – mas fiquei com a impressão diferente da sua. Achei o conto muito influenciado por Clarke e Lois McMaster Bujold – mas uma coisa não impede a outra, porque o Gerson é um dos escritores mais cultos da FC brasileira! 🙂

  2. giseli disse:

    O “Point…” tem mesmo umas pitadas de Clarke, que remetem à sensação de deslumbramento na exploração do espaço. Claro, se um conto tem referências ou influências detectáveis de algum autor, não tira nem um pouco o mérito, até o enriquece, ainda mais quando o autor sabe escrever, como é o caso do Gerson 😀

  3. Danilo Egêa disse:

    Pois eh, absurdo mesmo…
    Eu to bem e vc ??? a quanto tempo hein hehehehe…

  4. giseli disse:

    All fine, Danilo! 🙂

  5. Romeu Martins disse:

    Bacana, mais e melhores resenhas de ficção científica brasileira são sempre bem-vindas.

  6. giseli disse:

    Valeu Romeu! Se bem que eu acho suas resenhas no Overmundo imbatíveis! 🙂

  7. tarsischwald disse:

    Sou fã desse projeto embora ainda não tenha jogado o jogo em si.

    Mas os contos de Taikodon eu já li e são absolutamente bacanas!

    Todo o universo envolvendo o jogo é bacana demais, deve ser um dos melhores projetos de Sci-fi que já vi, com a enorme vantagem de ser um projeto brazuca.

    Os textos estão no site, baixe e leia, você não vai se arrepender!

    bj

  8. giseli disse:

    Uai, Társis, eu li os contos e ainda dei uma breve descrição! [:P]
    Tsc tsc…

  9. tarsischwald disse:

    Pois é, acho que falei bobagem, ou confundi o ler com jogar, não li com não joguei, algo assim… rs…

    Então, já que leu, jogue 😀

    Mandei um e-mail com sugestões para Gerson, espero que ele aprecie.

    beijo!

  10. giseli disse:

    Já instalei o jogo, o que falta é tempo 😀

  11. Pingback: Fantasticon 2008 « Pensamentos randômicos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s