As 8 inteligências

Um meme que eu tava devendo há séculos, era esse, do Santaum, sobre as 8 inteligências. Finalmente responderei aqui, hehe.

Quais das 8 inteligências – lingüística, lógico-matemática, espacial, musical, corporal-sinestésica, interpessoal, intrapessoal e natural – tu tens mais desenvolvidas?

Respondendo a cada uma delas:

1. Inteligência lingüística: Capacidade de entender e desenvolver uma linguagem. A inteligência lingüística é facilmente percebida no trabalho dos poetas e compositores.

Acho que me considero de nível razoável nessa parte. Consigo ler e escrever, para a maioria das aplicações do dia-a-dia. Agora, no que se refere a escrever textos como contos e romances, é algo ainda a ser desenvolvido. E eu não tenho muita paciência e gosto para textos clássicos, como Camões e Homero (prefiro ler só excertos).

2. Inteligência lógico-matemática: Junto com a inteligência lingüística é a mais valorizada no sistema educacional atual. Geralmente, facilidades nessas duas inteligências é que caracterizam o indivíduo inteligente.

Tenho facilidade com isso, apesar de esquecer de vez em quando de algumas coisas óbvias, mas nada que uma breve revisão não relembre. Pretendo ser uma gênia nessa área. 😛

3.Inteligência espacial: Capacidade de formar um modelo mental de um mundo espacial e ser capaz de operar utilizando esse modelo. Quando os marinheiros encontravam seu caminho dentre diversas ilhas se guiando apenas pelas estrelas e constelações e da forma como as embarcações navegavam pela água, utilizavam amplamente sua inteligência espacial. Outro ótimo exemplo são os cegos. Possuem um modelo mental do ambiente tão preciso que muitas vezes nem de vara precisam.

Em ambientes conhecidos, muita facilidade. Em ambientes desconhecidos, de vez em quando me perco.

4. Inteligência musical: Mozart. Bach, Beethoven e tantos outros eram gênios. A facilidade com que desenvolviam seus talentos musicais, até com grandes dificuldades – como a surdez de Ludwig Van – era notável. Quem já foi ao show de Yngwie Malmsteen e viu ele conversar com sua guitarra, sabe do que se trata.

Isso é uma das inteligências que desejo desenvolver. Infelizmente não tenho o hábito de escutar muita música, muito menos apreciá-la adequadamente.

5. Inteligência corporal-sinestésica: Outro gênio pra sempre lembrado pelo mundo inteiro é Maradonna Biro-Biro Edson Renato Portaluppi Pelé. Pelé se deu mal como empresário, com as mulheres, possivelmente não se dava bem com matemática, nem com línguas. Mas ao ser colocado em um gramado, com uma bola e chuteira nos pés, virava rei. Por que não chamamos esta grande aptidão corporal de inteligência? O que acontece com Federer quando entra em uma quadra de tênis? Ou o que acontecia com Sampras? E Oscar Schmidt?

Adoro praticar esportes, sempre faço quando possível. Tenho um fôlego razoável. Só a minha coordenação motora não é das melhores, hehe.

6. Inteligência interpessoal: Capacidade de entender e se relacionar com as outras pessoas. Como se comportam, como se motivam, como reagem. Políticos, vendedores, professores, grandes líderes – Bento Gonçalves, Getúlio Vargas, Napoleão, Hitler, Pedro Bial – exemplificam este tipo de inteligência. Dizem que até técnicos de futebol a possuem, de vez em quando duvido.

Não sou muito boa nessa parte, mas tento me esforçar. Pelo menos tenho facilidade com amigos já conhecidos.

7. Inteligência intrapessoal: Capacidade de fazer autocrítica. Capacidade de formar um modelo preciso de si mesmo e o utilizar para melhor se postar na frente dos problemas. Definitivamente técnicos de futebol não a possuem.

Ih, outra que preciso desenvolver. De vez em quando eu consigo alguma coisa, mas ainda tenho o que melhorar nessa parte…

8. Inteligência natural: Essa é a inteligência mais nova, só incluída na teoria de Gardner mais recentemente. Relaciona-se com a capacidade de entender e interagir com a natureza. Habilidade de se relacionar com animais, plantas, entendimento dos processos naturais, etc.

Eu adoro animais e explorar florestas, mas não sei se isso é inteligência… Pelo menos sei distinguir um arbusto de uma árvore.

Repasso para o Társis e para a AlienGirl, se eles quiserem, claro. Quem quiser responder a esse meme, por favor, sinta-se à vontade para repassá-lo. E avise aqui nos comentários, para eu ver suas respostas 🙂

Sobre giseli

Eu: Engenheira, sedenta por bits e chocólatra assumida. Além de ser fã de IAs, principalmente Wintermute e HAL9000
Esse post foi publicado em Eu, Pensamentos e marcado . Guardar link permanente.

8 respostas para As 8 inteligências

  1. leoq2k disse:

    Oi Giseli,

    Muito legal esse texto. Só retiraria Yngwie Malmsteen como instrumento de referência, ele nada mais faz do que repetir – e se repetir – ad eternum uma escalar menor em cima de uma base “quadrada”, e adcionaria o Pelé em inteligência espacial, pois ele tinha uma visão de jogo como poucos, além de raciocínio rápido e habilidade em “prever” jogadas. Vale lembrar que esportistas nao necessariamente sejam ruins em outros aspectos, Djalminha, apesar de ser cabeça quente, era super habilidoso com números.. e por aí vai.. 🙂

    abs
    leonardo

  2. tarsischwald disse:

    Participarei com certeza! 😀

  3. Santaum disse:

    É como o Darto” diz: com esse meme conhecemos um pouco mais o autor(a).

    Obrigado por estender o meme!!!!!

  4. camilafernandes disse:

    Show esse meme. 😉

    Amigo meu diz que as tais 8 inteligências são uma coisa que alguém criou para consolar a grande parcela da população com um QI pouco significativo. Mas como faço parte dessa parcela, adoooooro acreditar quem QI não é tudo e que você pode ser inteligente para algumas coisas e, para outras, nem tanto. Rs!

  5. camilafernandes disse:

    Por outro lado…

    Que decepção, a habilidade de ser foda num esporte é considerada um tipo de inteligência, mas a de desenhar bem não o é.

    Bah, meu amigo tinha razão! Rs!

  6. Tahnee disse:

    Adorei, muito bom, concordo com o Leonardo lá em cima tb..mas muito bom, eu sou uma negação em quase tudo..mas disfarço bem hehhe
    beijs

  7. Layla disse:

    Eu posso ajudar, ai se não der certo,a gente abre um parque aquático, que tal?!

  8. Pingback: MEMES, FEEDS e outras coisinhas « Bobeira Virtual, Lixo Espacial Num Mix de Ficção e Realidade

Deixe um comentário

