Leituras de FC e de fantasia de 2008

Me inspirando no post do grande Fábio Fernandes (autor de um de meus livros prediletos sobre cyberpunk, “A construção do imaginário cyber” e de uma coletânea duca que pode ser baixada aqui), resolvi postar algo sobre as minhas leituras de 2008. Esse post será sobre FC e fantasia, em outra ocasião pretendo falar de minhas leituras científicas 😀 Só para avisar, é tanta coisa boa que não ia ter espaço para mencionar todos e eu nem ia conseguir mesmo, do jeito que a minha memória de leituras anda…

Série The Hyperion Cantos – Do autor Dan Simmons, é uma das mais formidáveis séries de FC que já li na minha vida. Apesar do aparente cenário de space-opera, das viagens no tempo, da abundância de IAs zens e aproveitadoras, de ações que beiram o “rocambolístico” e de cenas de violência, não tem clichês nessa série. Apesar de ser meio longa e ser composta por 4 volumes (Hyperion, The Fall of Hyperion, Endymion e The Rise of Endymion), é o tipo de leitura que você não consegue largar até chegar ao final. Pelo menos foi o meu caso…

Fábulas do Tempo e da Eternidade – Escrito por uma das grandes revelações da FC brasileira, Cristina Lasaitis (essa menina vai longe, tenho certeza de que vai publicar mais coisas boas!), é uma coletânea de contos de FC e de fantasia. Não vou soar repetitiva, pois já publiquei minhas impressões sobre o livro aqui. E tem uma ótima resenha do Trevisa também aqui. Uma das excelentes leituras de 2008! 😀

Contos e livro (Despertar) do Universo Taikodom – Nesse caso, me refiro a duas coisas: aos contos disponíveis gratuitamente no site do jogo Taikodom, já publicado nesse blog aqui; e ao livro Despertar, do J. M. Beraldo, uma história que se passa em um período do Universo Taikodom, sobre dois pilotos amigos. Não é todo jogo que se preocupa em enriquecer sua trama com contos e livros…

Phantastica Brasiliana – Eu podia jurar que tinha publicado aqui uma resenha sobre ele! Aparentemente ficou na área de rascunhos do blog… Mas enfim, essa é uma coletânea que achei bacana, de histórias de fantasia ambientadas no Brasil, nas mais diversas épocas históricas. Vou tirar aquela resenha dos arquivos empoeirados do blog, me aguardem.

Revista Web Terra Incognita – Uma excelente iniciativa do Fábio Fernandes e do Jacques Barcia, é uma revista web (e gratuita ainda por cima) que vem com contos que exercitam a capacidade literária até os extremos possíveis de FC, fantasia, new weird e whatever. Nem todos os contos que li me agradaram, mas aqueles dos quais gostei alimentaram bem o meu cérebro e foram leituras agradáveis. Sem contar que toda edição vem com uma entrevista com um autor e um conto bônus de um autor estrangeiro. Para acompanhar e pegar todas as edições, dê um clique quântico aqui.

Nevasca – Eu já tinha lido o livro em inglês (Snowcrash) em 2007, mas esse ano tive o prazer de relê-lo em português. Esse livro está no meu coração cyberpunk, ao lado de Neuromancer.

Count Zero e Monalisa Overdrive – Finalmente a trilogia do Sprawl (que começa com Neuromancer) está completa em português! Vou admitir que o primeiro volume continua sendo o meu preferido, mas gostei um bocado das histórias dos volumes seguintes. Eles não têm necessariamente os mesmos personagens do primeiro volume (há sim uma breve menção), mas se passam no mesmo universo, no Sprawl. E se quiser aprender o que é o Sprawl, que tal começar a ler? Posso ser suspeita para falar, então recomendo só a quem curte FC computacional.

Ficções – É meio difícil de encaixar esse livro do Borges, eu diria que cairia na categoria do realismo fantástico. Ou ficção fantástica. Mas é uma leitura densa e gostosa, como a apreciação de um bom vinho acompanhado de um queijo forte.

Série A Requiem for Homo Sapiens – Também uma das melhores séries de FC que já li. Apesar de o autor, David Zindell, me deixar meio irritada com a enrolação literária para dizer algo que podia ser expresso em duas linhas e acabar com duas páginas, a história vale pela trama muito interessante e que mexe simultaneamente com duas paixões minhas, a astronomia e a matemática. Nessa série, os pilotos, para navegarem pelo espaçotempo, precisam ser gurus da matemática. Só lendo para entender mesmo! 😀 É composta por quatro livros, Neverness, The Broken God, The Wild e War in Heaven (coincidência eu ter lido duas séries de FC compostas por quatro volumes?).

Ufa, creio que é só isso. E eu acho que tô precisando criar uma lista dos livros que li, a partir de agora…

Sobre giseli

Eu: Engenheira, sedenta por bits e chocólatra assumida. Além de ser fã de IAs, principalmente Wintermute e HAL9000
Esse post foi publicado em Ficção, Livros e marcado , . Guardar link permanente.

6 respostas para Leituras de FC e de fantasia de 2008

  1. Gigi, Gigi,
    Colocar meu bebê lado a lado com monstros como Dan Simmons e William Gibson dá até um calafrio. Mó responsa!
    Obrigada pela menção honrosa, você tem um dedo importante no Fábulas, sabe disso.

    Beijos

    E não enche a cara de vinho no Sul hein?

  2. Jorge disse:

    Boas dicas, Gi… sua opinião é sempre bem fundamentada e sólida.

    O Livro da Cris realmente é um dos grandes lançamentos da FC nacional neste ano.

    Bjs

  3. Nossa, não conheço nenhum!!! =X
    Em função do meu aniversário, estou cheeeeio de livros pra ler =D
    Dentre eles:
    2 da Danielle Steel
    O Menino do Pijama Listrado
    Histórias Extraordinárias (Poe) etc
    =D
    Vou dar uma olhada nesses aí, parecem beeem interessantes, hehehehe… =]

  4. giseli disse:

    Cris, que nada, seu livro fez por merecer para estar na lista 🙂

    Obrigada pelo comentário, Jorge!

    Peterson, antes ter muitos livros do que poucos, não? 🙂

Deixe um comentário

