Phantastica Brasiliana

Vasculhando meus rascunhos, achei um rascunho que postei na comunidade de FC do orkut, sobre o livro Phantastica Brasiliana, que comprei diretamente do Gerson Lodi-Ribeiro, ex-sócio da editora Ano-Luz, que infelizmente fechou 😦 Aí vai o texto então.

Phantastica Brasiliana é uma deliciosa coletânea de contos relacionados ao Brasil (que li numa tacada só), a maioria no gênero de história alternativa. Tem de tudo, como a possibilidade do Império Brasileiro ter perdurado até os dias atuais, República de Palmares, decisões de reis europeus que implicaram em navegações com rumos diferentes, etc. Além de vários contos sobre um Brasil no futuro e outros que exploram as lendas brasileiras.

Carlos Orsi, como sempre, escreveu um excelente conto ambientado num Brasil Imperial que perdurou até os dias atuais chamado “Não mais”. Formidável!
Morri de rir com o conto do Octavio, “Trevo”… Putz, o final foi mesmo hilário!
“Capitão Diabo das Gerais”, do Gerson Lodi-Ribeiro, é mais um conto de um personagem, agente de Palmares, já presente no livro “Outros Brasis” (do mesmo autor), sobre uma missão desse personagem no interior de Minas e suas consequências. Gostei do conto por enriquecer um pouco mais o ambiente de “Outros Brasis”.
Outro conto impressionante da coletânea é “Primeiro de Abril”, de Roberval Barcellos, sobre um Brasil transformado numa espécie de Vietnã sul-americano, tem uma plausibilidade que me levou a pensar o quão perto estivemos de ter uma história completamente diferente.
“O Salvador da Pátria”, do Roberto Causo, é uma trama interessante, onde as ações de um personagem farão diferença significativa para o futuro. Isso me lembrou um episódio de Além da Imaginação (The Twilight Zone), só não menciono qual, porque a comparação imediata leva a spoilers.
“Folha Imperial” lembra um pouco sobre o assédio da monarquia britânica pela imprensa… porque se trata da monarquia brasileira até os dias atuais.
Tem outros contos ainda, só não mencionei aqui por falta de tempo… Igualmente fantásticos! Deixando claro que a não-menção não desmerece os contos.

Anúncios

Sobre giseli

Eu: Engenheira, sedenta por bits e chocólatra assumida. Além de ser fã de IAs, principalmente Wintermute e HAL9000
Esse post foi publicado em Ficção, Livros e marcado . Guardar link permanente.

4 respostas para Phantastica Brasiliana

  1. Romeu Martins disse:

    Esta é uma coletânea que ainda quero ler… Dois dos contos dela eu conheço (Não mais e Folha Imperial) e estão entre meus favoritos…

  2. Fábio disse:

    Folha Imperial é um conto que deveria constar de QUALQUER COLETÂNEA DECENTE de ficção científica brasileira de todos os tempos! 🙂

  3. giseli disse:

    Romeu, você está certo em ter Folha Imperial como um de seus favoritos, pois como disse o Fábio, é indispensável para qualquer boa coletânea! 🙂

  4. Romeu Martins disse:

    Não é à toa que fiz questão de publicá-lo lá no Terrorcon 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s