Gauss facts

Fuçando em alguns blogs matemáticos por aí, me deparei com o divertido Gauss Facts, mais uma versão “facts” do famoso Chuck Norris Facts. Se você não sabe quem foi Gauss, pelo amor do universo, faça um favor a si mesmo e consulte o verbete na Wikipedia. Ele é considerado, não sem razão, o príncipe dos matemáticos, um dos mais virtuosos que já existiram na história da matemática.

Vou destacar alguns aqui, em tradução livre. Se você entender um pelo menos, parabéns. Se não, fale com o Oráculo. Tem muito mais nos links abaixo (em inglês):

– Gauss pode ir para o outro lado de uma fita de Möebius.

– Para Gauss, a aritmética é consistente e completa.

– Navalha de Occam – O princípio diz que a explicação para um fenômeno é igual à explicação que veio da boca de Gauss.

– Gauss dormiu uma vez na sua classe de análise complexa. O resultado: singularidades.

– Fermat irritou Gauss uma vez. O resultado: O último teorema de Fermat.

– Linhas paralelas se encontram onde Gauss mandar.

– Alguns problemas são NP porque Gauss não gosta de computadores.

– Erdös acreditou que Deus tem um livro de todas as provas matemáticas perfeitas. Deus acredita que Gauss tem esse livro.

– Deus não joga dados a não ser que Gauss prometa a deixar Ele ganhar no dado de vez em quando.

Fontes:
Carl Friedrich Gauss Facts
Gauss facts thus far

Sobre giseli

Eu: Engenheira, sedenta por bits e chocólatra assumida. Além de ser fã de IAs, principalmente Wintermute e HAL9000
Esse post foi publicado em Diversão e Humor, Matemática e marcado , . Guardar link permanente.

4 respostas para Gauss facts

  1. Gi,
    Que tal publicar um livro de piadas matemáticas? Será a obra de humor inteligente mais nerd de todos os tempos!

    A propósito, vc está escrevendo cada vez melhor, parabéns 😉

  2. Romeu Martins disse:

    Uau! Entendi cinco! Estou de parabéns?

  3. camilafernandes disse:

    Querida Gi,

    Isso aí é engraçado até pra quem, como eu, não manja patavina de matemática (não, não vou dizer quantos entendi…).

    Embora eu não tenha achado fonte que me confirme isso, tenho certeza de que pelo menos uma coisa eu devo a esse moço: o desfoque gaussiano do Photoshop. 🙂

  4. Acho que não entendi bem a “Navalha de Occam”.

Deixe um comentário

