O que li até agora em 2009

Como disse no meu post sobre as leituras de 2008, uma meta que me propus para esse ano era ler 100 livros, no mínimo. Fiquei feliz ao saber que já atingi a marca de 50 livros (e ultrapassei!) =D Até agora, quase todas as leituras foram bem proveitosas (sim, tive umas más experiências literárias, mas felizmente, bem poucas).

Vários dos livros que merecem destaque são os lançamentos brasileiros. Me surpreendi positivamente com o livro Anacrônicas (gostei de quase todos os contos e dos belos desenhos) e com as antologias de contos Paradigmas 1 e 2, ainda que nem todos os contos me agradaram. Ainda tem o livro de space-opera brasileiro Taikodom: Crônicas, do Gerson Lodi-Ribeiro, com vários contos ambientados nesse universo ficcional brasileiro.

Também tenho tentado continuar a alimentar o cérebro com ficção científica, como os livros Cryptonomicon, do Neal Stephenson – uma das ficções mais espetaculares sobre criptografia e tecnologia – e WWW: Wake, do Robert Sawyer. E a trilogia do Time’s Odyssey (Time’s Eye, Sunburst e Firstborn) escrita por Clarke e Baxter é estupenda também, com tempero de FC hard.

Sem contar as várias leituras sobre matemática, física, budismo, acadêmicas e HQs (nem todas são listadas). Ah, vou parar de falar sobre as leituras e aí vai a lista, das coisas lidas até 10 de junho de 2009, para os curiosos:
1 O nome da Rosa – Umberto Eco
2 Barba-Azul – Kurt Vonnegut
3 Death from Skies – Philip Plait
4 Tempo Fechado – Bruce Sterling
5 The Solaris Book of New Science Fiction vol 2 – George Mann
6 Team Yankee – Harold Coyle
7 Os cérebros prateados – Fritz Leiber
8 The player of games – Iain M. Banks
9 Macacos e outros fragmentos ao acaso – Jorge Moreira Nunes
10 Anjos caídos – Harold Bloom
11 A Bruxa de Kepler – James A. Connor
12 Vinte Mil Léguas Submarinas – Júlio Verne
13 A menina que roubava livros -Markus Zusak
14 A perereca da vizinha (HQ) – Fernando Gonsales
15 Use of Weapons – Iain M. Banks
16 Malleus Maleficarum – Heinrich Kramer e James Sprenger
17 Mania de Matemática-2 – Ian Stewart
18 O livro de areia – Jorge Luis Borges
19 Copenhagen – Michael Frayn
20 Nada de novo no front – Erich Maria Remarque
21 O Homem que Calculava – Malba Tahan
22 Paradigmas volume 1 – vários autores
23 Cryptonomicon – Neal Stephenson
24 Anacrônicas – Ana Cristina Rodrigues
25 Heisenberg’s War – Thomas Powers
26 Fastfoward – Robert J. Sawyer
27 Jogos, Conjuntos e Matemática – Ian Stewart
28 Flatland – Edwin Abbot
29 Sphereland – Dionys Burger
30 Confissões do Inexplicável – André Carneiro
31 A revolução dos q-bits – Ivan S. Oliveira e Cássio Leite Vieira
32 The Math Behind the Music – Leon Harkleroad
33 Deus: uma ilusão – Richard Dawkins
34 Por mais um dia – Mitch Albom
35 Os Exilados de Capela – Edgard Armond
36 WWW: Wake – Robert J. Sawyer
37 Tio Petros e a Conjectura de Goldbach – Apostolos Doxiadis
38 Nômade – Carlos Orsi Martinho
39 Codebreakers: Arne Beurling and the Swedish Crypto Program During WWII – Bengt Beckman
40 Maus – Art Spielgman
41 Paradigmas volume 2 – vários autores
42 As incríveis aventuras de Kavalier & Klay – Michael Chabon
43 Atitude – Justin Herald
44 Only Six Numbers – Martin Rees
45 John von Neumann – Norman Macrae
46 A ciência médica de House – Andrew Holtz
47 Time’s Eye – Arthur Clarke e Stephen Baxter
48 Sunstorm – Arthur Clarke e Stephen Baxter
49 O mensageiro das estrelas – Galileu Galilei
50 Firstborn – Arthur Clarke e Stephen Baxter
51 1001 Pérolas da sabedoria budista – vários autores
52 Budismo – Claude B. Levenson
53 Taikodom: Crônicas – Gerson Lodi-Ribeiro

Sobre giseli

Eu: Engenheira, sedenta por bits e chocólatra assumida. Além de ser fã de IAs, principalmente Wintermute e HAL9000
Esse post foi publicado em Livros e marcado , . Guardar link permanente.

8 respostas para O que li até agora em 2009

  1. Eric Novello disse:

    me sinto humilhado. humpf.

    Beijos! =)

  2. Marcelo Augusto Galvão disse:

    me sinto humilhado. humpf.[2]

    Mas aposto que o Fábio Fernandes já leu o dobro 🙂

    Dessa lista, já li o 9, 12, 18, 21, 22, 24, 41, 42; estou lendo o 53; e tenho – mas ainda não li – 23, 35, 38 e 40.

    Agora, ´licença que vou jogar na MegaSena com esses números.

  3. Camila Fernandes disse:

    me sinto humilhada. humpf [3]

    Carácoles, Gi, que lista é essa?!

    Eu até agora só li 16. Huahahahah!

    Será que vale como atenuante lembrar que só leio no metrô?

    Preciso seriamente fazer um rapa na tua biblioteca. 😛

  4. Jorge disse:

    Excelentes dicas, Gi ! 🙂 Para quem gosta de ler Ciência e Ciencia-Ficção, seu blog é uma fonte de referências único.

    Beijos,

  5. Fabio disse:

    Excelente lista, Gi!! 😀

    Ô, Galvão, não sacaneia! Eu não parei pra contar ainda – não sei se li tudo isso não, pra ser bem franco. O dobro eu acho que não…

  6. evandrocesar disse:

    Desses só li 3, acho que não temos o mesmo gosto :p

    ah! Antes que me esqueça: me sinto humilhado. humpf.[4]

  7. Fernando F. disse:

    Oi Giseli,

    Não sei se lembra de mim, do eclipse lunar do ano passado.
    Curiosamente estava vendo a foto no meu site pra comparar e decidir pela compra de uma câmera nova e vi seu comentário e resolvi te visitar.

    Bom, como sou muito fã de leitura não podia deixar de comentar e expressar minha inveja (boa) por sua lista de livros até agora.

    Tento manter minha média de 10 livros por ano (e acho que esse ano ainda dá pra cumprir), mas com tantos livros técnicos na lista, realmente ainda me perco um pouco.

    Parei no meio da biografia do Einstein (Walter Isaacson) e acho que vou começar do zero visto que larguei de mão a pelo menos 2 meses quando a minha vida acadêmica apertou.

    Como me identifiquei muito com sua lista, gostaria de lhe sugerir um livro ótimo que me foi indicado por um monge Zen aqui em minha cidade com que converso um bocado: Budismo sem crenças (Stephen Batchelor).

    E também um que estou quase terminando (tenho o grave defeito de ler vários livros ao mesmo tempo) e que estou simplesmente adorando: A música dos números primos (Sautoy). Fala sobre a Hipótese de Riemann.

    Bom, é isso… só uma curiosidade: você é física? Hahueaheuh.

  8. giseli disse:

    Pessoal, sorry pelo hiperultramegaatraso ao responder aos comentários desse post #^^#
    Agradeço aos comentários e às novas dicas de livros =D

Deixe um comentário

