Todas as Guerras

Realmente estamos ficando bem servidos de coletâneas brasileiras bacanas, como a Steampunk e a série Paradigmas =) Agora tem outra na área, o Todas as Guerras. Por ora, só tem o primeiro volume, mas há previsão de lançarem outros (espero!).

A coletânea é bem interessante, com 10 autores cada um cuidando de uma guerra particular. Gostei de alguns dos contos, são legais e instigantes, posso ser suspeita para falar, pelo fato de curtir história militar, mas realmente alguns se destacam.

Comentários rápidos sobre cada um dos contos:

Cruzada – Luiz Bras – Um conto duca sobre alguns acontecimentos inusitados dentro de Jerusalém, cercada pelos sarracenos. O final é impressionante!

O Soldado Francês – Carlos Herculano Lopes – Sobre as angústias (é realmente angustiante) e tribulações de um soldado na guerra dos Cem Anos.

2035 – Veronica Stigger – Um insight um tanto inusitado e confuso do impacto que uma guerra do passado teve no futuro. Achei interessante mostrar no futuro as consequências da Farroupilha, mas achei um pouco difícil de ler, porque não consigo relacionar com o que houve no passado.

O Diabo em Sobremarcha – Pedro Salgueiro – Conta os “causos” de um soldado da Guerra da Secessão, bem interessante. E só lendo para saber se são fatos inventados pelo soldado ou não.

Dos diários de um homem comum – Miguel Sanches Neto – Um olhar sobre um diário de um soldado da Guerra do Paraguai. Gostei do modo como ele contou coisas insignificantes e banais para nós mas muito significativas para um soldado.

Às margens do Belo Monte – Aleilton Fonseca – Bacana conto sobre um investigador (jornalista?) em busca de relatos e novas histórias sobre a Guerra de Canudos.

Tudo de Novo no Front – Fábio Fernandes – Eu diria que esse conto é um dos meus preferidos da antologia. Simplesmente fantástica essa história alternativa sobre a Primeira Guerra Mundial! Não é à toa que os contos do autor são bons =) Fala sobre um cabo no front alemão e… bem, só lendo mesmo para saber como a trama se desenrola.

Das Cinzas – Cristina Lasaitis – Outro destaque bacana da coletânea, sobre a segunda guerra mundial, mais especificamente sobre uma vida afetada pela bomba atômica. Tem um jeito ímpar de narrar e uma maestria no uso da linguagem. Tudo bem que fiquei com alguns nós mentais durante a leitura mas gostei da perspectiva diferente.

O Fosso – Ana Paula Maia – Um relato do front com todo o jeito de ser verdadeiro sobre as insanidades da guerra do Vietnã. Uma espécie light de Apocalypse Now?

O Amor entre Nós – Edyr Augusto – Interessante ponto de vista sobre a guerra da Palestina. Mas admito que ficou um pouco confuso em algumas partes, quando aparecem vários narradores de uma vez. Curti o final.

Alguns dos contos foram meio confusos. Talvez seja porque esteja se passando em uma guerra onde realmente tudo é confuso e as pessoas não conseguem relatar direitinho seus pensamentos. Só acho que alguns dos autores deviam ter tomado cuidado para não fazer o leitor perder o fio da meada.

De qualquer modo, gostei bastante da coletânea. A capa ficou bem legal e a apresentação também. Pode ser adquirida nas principais livrarias (em quase toda que vou, sempre me deparo com a coletânea).

Agora no aguardo de novas guerras (me refiro aos próximos volumes, claro!).

Anúncios

Sobre giseli

Eu: Engenheira, sedenta por bits e chocólatra assumida. Além de ser fã de IAs, principalmente Wintermute e HAL9000
Esse post foi publicado em Livros, resenhas e marcado , . Guardar link permanente.

4 respostas para Todas as Guerras

  1. Obrigado, Gi! Fiquei lisonjeado com teu belo comentário! Esforcei-me o máximo possível para que o conto obtivesse o maior impacto possível. E acho que agora já posso dizer: ele faz parte de um romance, que está numa editora para avaliação. Cruze os dedos!! 😀

  2. Giseli Ramos disse:

    Que isso, Fábio, seu conto mereceu meu elogio ^^
    Uau, estou torcendo por você! Eles têm que aprovar! =D

  3. Anderson disse:

    Gostei muito do teu blog Gi! Parabéns e continue assim! Tô começando a escrever um tb, se der, dá uma passadinha lá ok! Bjs!
    http://www.andersonbr2000.wordpress.com
    Au revoir!

  4. Pingback: CyberGi » Lista de leituras de 2009

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s