Alucinações geométricas

A matemática é mesmo uma ferramenta poderosa para muitas aplicações da ciência… inclusive para modelar alucinações geométricas no córtex visual!

Recentemente tive a oportunidade de assistir a um mini-curso no IME, sobre padrões e simetrias na física e na biologia, então fiquei sabendo (superficialmente) sobre alguns estudos interessantes, como a simetria (e a quebra espontânea dela) na evolução das espécies e outras coisas. Dentre essas outras coisas, tem esse estudo de Golubitsky e cia, que modela alucinações geométricas do córtex visual. Para uma versão um pouquinho mais amigável do estudo, tem uma apresentação em pdf. Não entendi muita coisa, mas eu acho bem interessante e elegante a teoria da simetria e das bifurcações.

O estudo mencionado tenta modelar matematicamente as consequências das drogas forçarem ativações uniformes das células do córtex visual, ocasionando a formação espontânea de padrões nessa região cerebral. É legal ver as imagens no estudo, alguns padrões geométricos são semelhantes a viagens lisérgicas! Como os mostrados abaixo (clique no thumbnail para ver a animação). Tem vários outros padrões modelados nesse link. Diga não às drogas e sim às viagens matemáticas! 😀

Padrão 1

Padrão 1

Padrão 2

Padrão 2

Padrão 3

Padrão 3

PS: Alguém aí manja de neurociência para falar um pouco mais disso?

Sobre giseli

Eu: Engenheira, sedenta por bits e chocólatra assumida. Além de ser fã de IAs, principalmente Wintermute e HAL9000
Esse post foi publicado em Matemática e marcado . Guardar link permanente.

5 respostas para Alucinações geométricas

  1. André T. disse:

    [piada]Hm, eu já usei coisas melhores[/piada]

  2. Romeu Martins disse:

    Ixe, acho que eu tenho alguns efeitos colaterais da matemática dos meus tempos de colégio e de escola técnica… às vezes tenho umas bad trips com números complexos e coisas do tipo :0

    (gostei do template novo)

  3. Jose Bernardes disse:

    Interessante, eu vi um padrão parecido quando tomei ayahuasca, parecia um caleidoscópio…

Deixe um comentário

