Aparelho auditivo implantável

Na última semana passada, algumas pessoas comentaram comigo que viram uma reportagem na televisão falando sobre um implante. Resolvi dar uma pesquisada para saber que tipo de implante, e não é que é uma tecnologia interessante? Achei uma reportagem da revista Época que tratava sobre o implante. Se trata de um aparelho auditivo implantável, que não aparece, ou seja, fica tudo dentro do sistema auditivo!

Mas não é qualquer um que pode ter o aparelho auditivo implantável (AAI), são para pessoas que não tiveram perda total de audição, de casos moderados a severos. E é uma cirurgia ainda experimental, sem aprovação da FDA (órgão de controle de medicamentos).

O funcionamento é bem diferente de um implante coclear. No caso do AAI, há um sensor no primeiro osso depois do tímpano (a bigorna), que transmite as vibrações para um processador que reforça as vibrações e manda elas ao estribo (o osso antes da cóclea), que transmite essas vibrações à cóclea que, por sua vez, converte essa energia mecânica em sinais elétricos para serem enviados ao nervo auditivo.

O implante coclear consiste em pegar os sons do processador de fala (parte externa), que converte esses sons já em sinais elétricos enviados diretamente aos eletrodos colocados na cóclea, que transmitem ao nervo auditivo. Ou seja, a audição no implante coclear não é pela vibração dos ossos entre o tímpano e a cóclea.

Não posso dizer se um sistema é melhor que outro, afinal, eu não sei como é a percepção nos dois casos ainda… Mas é bom saber que a tecnologia deu mais um passo para facilitar a vida! =D

Anúncios

Sobre giseli

Eu: Engenheira, sedenta por bits e chocólatra assumida. Além de ser fã de IAs, principalmente Wintermute e HAL9000
Esse post foi publicado em Implante coclear e marcado . Guardar link permanente.

14 respostas para Aparelho auditivo implantável

  1. Sun Melody disse:

    Opá!!

    Conheci o seu Blog através do FIC-Guicos, espero que o Luiz Filipe não me puxe as orelhas, sabe foi esta ideia que criei também o meu Blog há dois anitos e muita ajuda tem dado a pessoas que queriam conhecer a natureza do Implante Coclear, se possível implantarem também.

    Vou ler tudo aqui.
    Beijo
    Sun Melody

    • Giseli Ramos disse:

      Olá Sun,
      Isso aí, temos que deixar claro para os outros que a jornada do implante coclear não é tão complicada assim, é bom compartilhar experiências =) Bom, aqui no meu blog não vai ter só coisas do IC como de outras coisas, espero =D Sinta-se à vontade aqui!

  2. Aí, Gi, então agora você é mesmo a Mulher Biônica, hehehehehehehehe.
    Espero que tudo dê certo, amiga, estou na torcida, depois entre em contato e mande as novidades, hein?
    Beijos

  3. Jorge disse:

    A Giseli é a mestra em desenrolar assuntos complicados para leitores leigos… poderia estar facilmente na redação da “Galileu” ou “Superinteressante”..

  4. evilza silva bueno disse:

    Gostaria de saber como é feito para conseguir esse implante pelo sus como devo agir, pois meu filho é usuário se puderem me passem o endereço.

  5. Gata Lili disse:

    Miaaauuu… Miaaaauuu…

  6. RITA C ANGELIEIRO disse:

    GOSTARIA DE SABER SE TODAS AS PESSOAS PODEM FAZER O INPLANTE COCLEAR MESMO AS QUE TEM ALGUM TIPO DE PROBLEMA NEUROLOGICO POIS TENHO UM FILHO SURDO QUE TEM PROBLEMA NEUROLOGICO E SEU NEUROLOGISTA NOS GARANTE QUE NÃO TERIA PROBLEMA ALGUM ELE SE SUBMETER A CIRURGIA MAS NÃO ESTAMOS CONSEGUINDO FASER POIS E CARO E NAO TEMOS CONDIÇOES FINANCEIRAS PRA ISSO JA FOI AVALIADO PELO SUS MAS ELES DISCARTARAM A POCIBILIDADE DE FASER MAS EU NÃO ACEITO O NÃO POIS ELE ESTA EVOLUINDO CADA VES MAIS E É MUITO INTELIGENTE ELE MOS MOSTRA INTERECE EM OUVIR E NOSSO SONHO É ELE TER MAIS ESTE ESTÍMULO

  7. RITA C ANGELIEIRO disse:

    ESPERO RESPOSTA MINHA CIDADE É TAPEJARA RS

  8. manoel disse:

    Gostaria de saber novidades sobre o aparelho implatavel? se ja foi ativado os que foram implantados?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s