TEDxSP – eu fui! =D

Em geral, quando vou a eventos, tendo a não criar altas expectativas e aproveito para tirar proveito, conversando com as pessoas presentes. Pois bem, sabe quando tu vai num evento formidável que quebrou todas as suas mais altas expectativas? E ainda não consegue dar conta de conversar com tantas pessoas? Esse foi o TEDxSP!

Saí de lá ainda tentando organizar minha mente, de tantas impressões e tantas inspirações que senti não só em mim, como também nas pessoas ao redor. Usar as palavras formidável, fantástico e outras não vai ser suficiente. Agora, chega de papo e vamos ao que interessa.

Primeiro, sobre a parte musical (um ótimo exercício para meu recém-ativado implante coclear =D):

  • O evento começou muitíssimo bem com uma apresentação de piano do virtuose de 20 anos, Vítor Araújo. Ele não fica só nos elementos clássicos, adiciona referências desde música popular até rock!
  • Teve também a bela apresentação feita por Jarbas Agnelli, cuja música foi baseada em uma imagem de pássaros postados num poste. Veja aqui a apresentação.
  • Ainda teve uma apresentação de Thalma de Freitas de seu novo projeto Amor Imenso, muito bacana!
  • E o evento fechou com chave de ouro com mais uma performance no piano de Rannieri Oliveira. Fantástico ouvir piano ao vivo, sabia?

Agora, quanto às palestras… bom, foram 30! Não vou conseguir mencionar todas, só citarei algumas e o resto você verá nos links que indicarei =)

Meu lado computeiro gostou muito desse projeto apresentado por Fernanda Viégas, o Many Eyes. E ainda no âmbito de ferramentas na rede, tem o projeto Marco Civil, que visa a ser a primeira lei colaborativa e aberta a discussões, para regulamentar a internet. E o projeto Vote na Web, onde você vota nas leis que afetam diretamente sua vida.

Teve algumas apresentações de cientistas, como a do biólogo Sandro de Souza, sobre bioinformática e o quão o Brasil é bom nessa área e da química Milena Boniolo, que ganhou merecidamente o prêmio de jovem cientista de 2006 pelo CNPq, pelo seu estudo de descontaminação de água usando casca de banana (impressionante!).

A palestra de Regina Casé foi bem bacana, sobre seu projeto Central de Periferia. Ainda sobre brasileiros criativos, Flavio Deslandes criou uma bicicleta de bambu. Pô, eu quero uma! =D

Adozinda Kuhlmann mostrou muito vigor na suas quadrinhas, mesmo com 92 anos. E que história, hein?

Augusto de Franco falou sobre as redes (apresentação aqui). E sobre material de apresentação, tem a do Luiz Algarra aqui.

Ufs, é um bocado de coisas, e todos os palestrantes foram impressionantes à sua maneira, então dêem um pulinho nos links abaixo:
Sur10 no TEDxSP
KC no TEDxSP
Brainstorm9 (tem vídeos das apresentações)
Afinal, o que foi o TEDxSP?

E acompanhe tudo o que acontece no Twitter sobre o evento, agrupado num lugar só aqui.

Certamente, material sobre o evento não faltará. Nos próximos dias as palestras estarão disponibilizadas no site oficial. Meus parabéns mesmo à organização!

Para finalizar, vi no blog do André Nogueira uma frase do Casey Caplowe (que também apresentou) que resume muito bem o que sentimos: Não basta ser perfeito. Você precisa ser incrível. Veja essa imagem da revista Good e pensa um pouco =)

Bom, minha mente já não é mais a mesma depois desse evento. Queria ter escrito mais, mas agora o negócio é começar a fazer as coisas e não só falar 😀

Sobre giseli

Eu: Engenheira, sedenta por bits e chocólatra assumida. Além de ser fã de IAs, principalmente Wintermute e HAL9000
Esse post foi publicado em ted talks e marcado , . Guardar link permanente.

4 respostas para TEDxSP – eu fui! =D

  1. Eai Giselibeleza?
    Parabéns pelo POST você conseguiram focar bastante todo o encontro em vossa matéria.

    Para mim foi um dia maravilhoso, nunca imaginei que passaria por um Sábado tão corrido, sofrido e ao mesmo tempo curioso e apaixonante, é isso ai espero que agora possamos criar definitivamente a comunidade TEDxSP e nos ver na próxima edição assim espero.

    Abraço

    Link do meu POST: http://www.rafaeldesigner.com.br/blog/eventos/eu-fui-no-tedx-sao-paulo

  2. Jorge Pereira disse:

    Giseli Ramos,
    Ciberjornalismo de primeira ! Parabéns; fico feliz em saber que seu ouvido
    biônico esta funcionando direitinho !

    Esse TEDxSP foi duca mesmo, espero que tenha uma edição RJ algum dia.
    Bjs

Deixe um comentário

