Depois de 4 meses…

Esses dias fiz outro mapeamento dos eletrodos do meu implante coclear (basicamente são ajustes na ativação dos eletrodos e sua intensidade de acordo com a frequência) e ainda aproveitei para fazer a audiometria com o implante ligado. Subjetivamente, eu já notei a diferença, mas foi bem gratificante ver numericamente o ganho auditivo! =D Sem mais enrolações, uma foto da minha audiometria do ouvido esquerdo (meio borrada, é verdade):

O que está em azul indica minha audição antes do implante e o que está em verde, com o implante ligado, depois de 4 meses. Quatro meses e já tudo isso! Já dá para notar a diferença, hein?

Para os desavisados, uma breve explicação sobre audiometria. Não faz muito sentido alguém me lançar a seguinte pergunta “quanto por cento de perda auditiva?”. As perdas são diferentes para cada frequência e a audiometria mede justamente o quão alto tem que ser um som em tal frequência (tom puro) para ser identificado pelo sistema auditivo. A imagem seguinte é auto-explicativa (assim espero):

Audiometria

Audiometria

Fonte da imagem: Wikipedia

Get it? Quem tem a audição dita normal/intacta ouve na faixa de 10-20 dB (quanto menor o valor em dB, é melhor a audição). E as frequências da fala humana se situam entre 250 Hz e 2000 Hz, que são as que mais importam.

Na prática, já posso dizer que escuto bastante. Mas notem que há uma grande diferença entre escutar e entender. Já cheguei na parte do “escutar”, mas para entender, ainda tenho um bocado para aprender ^^ Mesma coisa que acabar parando num país estrangeiro sem falar a língua local. O importante é que tô chegando lá e tenho certeza de que vai melhorar! 😀

Sobre giseli

Eu: Engenheira, sedenta por bits e chocólatra assumida. Além de ser fã de IAs, principalmente Wintermute e HAL9000
Esse post foi publicado em Implante coclear e marcado . Guardar link permanente.

5 respostas para Depois de 4 meses…

  1. Ila Fox disse:

    E a tendência é ficar cada vez melhor heim? 😀

  2. Jorge disse:

    Fico muito satisfeito e até mesmo emocionado com o seu progresso, Gi !

    Beijos

  3. oscar walter anderson filho disse:

    Bendita Giseli Ramos. Como sempre admirei a jogadora de basquete MARTA, à qual Deus nao só lhe deu mãos belas porém santas, fiquei emocionado com seu comentario sobre surdez. ´
    É o meu problema, ao qual tenho que cuidar, porém, encarando o obstáculo sabendo que existe uma pessoa nesse mundo que me trouxe tanta esperança! Meus parabens. Muito obrigado.l

Deixe um comentário

