Webcam no Ubuntu

Agora que comecei a me aventurar na parte prática do mestrado. Ou seja, além de ficar na teoria e nos artigos, também comecei a brincar no OpenCV, uma biblioteca para aplicações em processamento de imagens e em visão computacional. É uma mão na roda, com códigos prontos para serem aprendidos, usados e modificados 😀
Claro que tinha que encarar a tarefa de instalar uma webcam no Ubuntu. E pela minha experiência anterior de ter modificado e compilado o código-fonte de um driver de modem, eu já previa uma tarefa penosa pela frente. Foi bem trabalhoso, abri umas 30 abas no navegador, mas concluí que não é tão difícil assim. Vamos lá:

Infelizmente, grande parte (na prática, todos) dos fabricantes de webcam não fornecem drivers para Linux. Mas felizmente há soluções para contornar essa falta de suporte, como o gspca e o UVC.

Primeiro, abra um terminal e digite lsusb. Esse comando devolverá as ids dos hardwares conectados às suas portas USB. Se você liga a webcam, vai aparecer a descrição e sua ID.

giseli:~/> lsusb
Bus 005 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 001 Device 006: ID 1871:01f0 Aveo Technology Corp.
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 002 Device 002: ID 062a:0000 Creative Labs Optical mouse
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub

A minha webcam é essa: ID 1871:01f0 Aveo Technology Corp. Ou seja, é da marca Astech e o modelo Coatepec. Antes eu tinha experimentado outra, da marca Bright e modelo 1.3M, cuja id é 1b3b:2936, e essa não consegui fazer rodar de jeito nenhum, nem por decreto, por isso que troquei. E recomendo não pegarem essa 1.3M da marca Bright, pois pelo que pesquisei na net, ninguém conseguiu rodá-la no Ubuntu (se por acaso alguém conseguiu ou soube, poste nos comentários).

Daí visite os sites que mencionei, o gspca e o UVC e veja se a ID aparece na lista dos dois sites. Se aparecer pelo menos em uma, já pode comemorar, é só carregar o módulo e pronto! No meu caso, o UVC tinha os drivers necessários.

Já vou avisando que não compilei nem o gspca e nem o UVC, porque eles já vêm por padrão nos kernels. Só que o gspca não funciona na versão 2.6.31-19, apenas até a versão 2.6.31-17, ok? O UVC funciona de boa, inclusive no último.

Então é só você carregar o módulo de um dos dois. APENAS um dos dois!
Para carregar o UVC:
sudo modprobe uvcvideo
Para carregar o gspca:
sudo modprobe gspca_main

Aí consegui ter a webcam funcionando! =D Para testá-la, instale o Cheese (sudo apt-get install cheese).

Caso não tenha sorte ou tenha que compilar… bem, uma nota: o UVC é mais fácil de compilar, porque é atualizado com frequência. Já o gspca… a última versão data de 2007! Por isso que é complicado compilar o gspca com as últimas versões de kernels e você teria que modificar um pouco o código ou usar um kernel mais antigo. Veja se um dos links abaixo te ajuda:

Resolvendo o problema das webcams e do driver gspca no Ubuntu
Skype 2 com webcam no Ubuntu
Logitech QuickCam E2500 on Ubuntu Skype

Sobre giseli

Eu: Engenheira, sedenta por bits e chocólatra assumida. Além de ser fã de IAs, principalmente Wintermute e HAL9000
Esse post foi publicado em Linux e marcado , . Guardar link permanente.

9 respostas para Webcam no Ubuntu

  1. Hmm estranho, hoje em dia não preciso fazer nada pra webcam ser reconhecida.. Afinal, estamos falando do Ubuntu! Sério, até mesmo considerando que a minha usa gspca, se não estou enganado.

  2. Jorge disse:

    Giseli,
    você é realmente invencível e nenhum problema consegue te derrubar !
    Tua experiência me convenceu que se um dia eu abandonar de vez o mundo do Ruindous,
    vai ser para trocar pelo mundo dos Leopardos das Neves….

  3. Giseli Ramos disse:

    @Peterson Silva É, sei lá viu… normalmente o Ubuntu reconhece 99% das coisas que espeto nele, mas a webcam foi um trabalho desnecessário viu. De qualquer modo, era só digitar um comando no terminal, sendo questão de saber qual módulo carregar e só.

    @Jorge Eu não dou o braço a torcer =) Mas olha, o Ubuntu é bom demais, e problemas são raríssimos nele. De qualquer modo, se tiver que escolher entre MacOSX e Ubuntu eu escolho o primeiro, claro =P

  4. Alex disse:

    Me intrometendo na conversa de vocês… Uso o Ubuntu desde a versão 4.10. A cada versão, ele fica cada vez melhor. Contudo, na gostei da versão 9.10. Pra mim, há muitos bugs e tal. Por isso, resolvi testar o Linux Mint. O Mint é baseado no Ubuntu. Usa até os mesmos repositórios. Contudo, por padrão, o Mint instala diversos pacotes que o Ubuntu não instala. Por exemplo, ele já instala os codecs e muitos drivers proprietários. Pra mim, isso facilita muito. Principalmente porque a maioria das coisas já funcionam logo após a instalação (ler DVD, ouvir MP3, todos os codecs de vídeo, minha placa wireless que no Ubuntu é necessário compilar o driver etc). Também, o tema do Mint, com a cor padrão verde, é muito mais bonito.

    Por último, não sei se você sabe, mas a OpenCV já está disponíveis nos repositórios do Ubuntu. Basta usar o apt-get.

    Gisele, você vai fazer mestrado em Visão Computacional? Em que área exatamente?

  5. Giseli Ramos disse:

    @Alex Opa, obrigada pela dica do Mint! Vou ver se experimento um dia desses =) Ah, o OpenCV eu instalei mesmo com o apt-get, mais fácil né? Já tô fazendo mestrado, especificamente na área de rastreamento de objetos.

  6. Deolindo disse:

    Olá Giseli!
    Olha, eu comprei EXATAMENTE a mesma câmera sua, com o mesmo ID. Uso o Kubuntu 9.10. Segui RIGOROSAMENTE as suas indicações. Consegui uma bela imagem no Skype, mas sem som! Será que vc sabe me explicar o que devo fazer?
    Muito obrigado mesmo.

    • Giseli Ramos disse:

      Bom, os módulos da webcam suportam apenas o vídeo. Eu nem testei o som da webcam, porque uso o fone de ouvido com microfone, saca? Porque não experimenta desse modo? =)
      Pelo menos o vídeo aparece né? Me desculpe, mas não sei como te ajudar nessa parte do som =(

  7. Brayan disse:

    Voce brilhou
    AHUAH
    nem na comunidade eu consegui, e desse jeito deu certo.
    Um Abraço.

Deixe um comentário

