Alan Turing – 23/06/1912

Hoje é aniversário de um dos cientistas mais influentes do século 20, Alan Turing. Ele faria hoje 98 anos, se não fosse levado ao suicídio por causa de certas políticas de repressão ridículas que existiam na Grã-Bretanha naquela época. E como bem disse o Carlos Orsi nesse post, falar dele em um simples post não é suficiente e digno para alguém como Turing.

Ouvi falar dele bem no início de minha graduação, o momento exato não me lembro, mas sei que foi em algum livro de computação e matemática… e bem que queria tê-lo conhecido antes. Como o tempo urge para meus projetos profissionais e acadêmicos, e para não deixar passar a data em branco, só quero repassar alguns links interessantes que merecem ser lidos. Além do post do Orsi que indiquei acima, também recomendo dar uma lida no post do blog do WolframAlpha (e no final do post há outros links que valem a pena.

Para finalizar, sabem as famosas máquinas de Turing? Pois é, sabiam que existe um outro tipo de máquina, que é um modelo computacional hipotético, a chamada máquina de Zeno? Recomendo ler o excelente post do RicBit, que trata justamente disso, de como a complexidade de alguns algoritmos é brutalmente reduzida ao mudar de máquina Turing para máquina Zeno, onde seria fácil provar que P=NP ou que a fatoração seria muito simples. Quem precisa de computador quântico nessas horas? 😀 Pena que são hipotéticas… e não resolvem o problema da parada.

Fica aqui a minha humilde homenagem ao patrono da computação e da inteligência artificial.

Anúncios

Sobre giseli

Eu: Engenheira, sedenta por bits e chocólatra assumida. Além de ser fã de IAs, principalmente Wintermute e HAL9000
Esse post foi publicado em Computação, história da ciência, Matemática e marcado , . Guardar link permanente.

6 respostas para Alan Turing – 23/06/1912

  1. Pingback: Tweets that mention CyberGi » Alan Turing – 23/06/1912 -- Topsy.com

  2. As máquinas de Zeno que eu tratei no meu post são máquinas de Zeno finitas (porque meu emulador só tratava delas). Mas a definição mais comum de máquinas de Zeno são as infinitas, e essas conseguem tratar o problema da parada de Turing! Mas como o universo é chato, apesar de resolver a parada de Turing, as máquinas de Zeno infinitas não conseguem resolver o problema da parada de máquinas de Zeno.

  3. André disse:

    Nossa, só agora vi que você já tinha postado o vídeo. Desculpa, que vergonha! hahaha

  4. Giseli Ramos disse:

    Hehe, sem problemas, André, mesmo assim valeu pela dica! =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s