SOAR, BTFI, OpenCV e A Game of Thrones

Puxa, não é que eu tenho um blog mesmo? 😛 Só fui me lembrar quando me avisaram que meu domínio ia expirar e que deveria renová-lo (ei, aqui tá fazendo um ano!). Depois de um mês de julho intensivo nas montanhas chilenas (fazendo o comissionamento do instrumento BTFI), mal voltei e já tive que correr atrás das coisas do mestrado.

Admito que não tenho muito tempo no momento para fazer posts bacanas, mas pelo menos darei um apanhado geral:

O que seria o SOAR e o BTFI? O SOAR é um telescópio localizado no centro-norte do Chile, perto de La Serena, onde três países são parceiros (EUA, Chile e Brasil), então cada país poderia colocar instrumentos no telescópio. O Brasil já tem 2 instrumentos em atividade, o SIFS (um espectógrafo desenvolvido pelo LNA) e agora o BTFI (Brazilian Tunable Filter Imager), que é um projeto do qual fiz parte da equipe de software e o motivo de estar no isolamento das belas montanhas nevadas chilenas. Agora já conseguimos fazer umas observações manuais com o bichinho 😀 Assim que puder, postarei mais detalhes sobre o BTFI, mas por enquanto, se contentem com essa reportagem da FAPESP.

O OpenCV é uma biblioteca que estou usando nas coisas no mestrado. É bem bacana e poderosa de se usar, para processamento de imagens e para aplicações de visão computacional. Ainda sou meio noob, mas espero já manjar dos recursos. É uma dica para quem curte se aventurar em processamento de imagens e visão computacional 🙂

Por fim, uma dica de leitura. No meu escasso tempo livre, estou lendo o terceiro volume da saga A Song of Ice and Fire, do autor George Martin. É simplesmente fantástica a série e fiquei sabendo nessa semana de que vão lançar finalmente o primeiro volume em português, o “A guerra dos Tronos” (A Game of Thrones) em setembro. Apesar de já ter lido a edição no original (inglês), vou comprar só para obrigar minha família a ler o livro 😀 Que aliás, considero um dos melhores livros que já li, ao lado da série Hyperion do Dan Simmons. Para mim não existe esse negócio de *o* melhor livro, já que alguns gostos meus tendem a sofrer um decaimento radioativo e ficam no nível de *melhores*, o que já está bom…

Até a próxima, que espero que não seja muito demorada.

Sobre giseli

Eu: Engenheira, sedenta por bits e chocólatra assumida. Além de ser fã de IAs, principalmente Wintermute e HAL9000
Esse post foi publicado em sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para SOAR, BTFI, OpenCV e A Game of Thrones

  1. Jorge disse:

    Bom te ver de volta ao Brasil e ao seu blog Gi !

Deixe um comentário

