FAQ sobre implante coclear

Resolvi reunir num lugar só algumas perguntas frequentes e também aproveitar para explicar algumas coisas, tudo sob a óptica de alguém que usa isso. Essa página poderá sofrer atualizações e correções com o tempo. Também recomendo dar uma olhada na lista de discussão do Yahoo Grupos sobre o implante coclear.

O que é o implante coclear e como funciona?
É um dispositivo eletrônico que substitui o ouvido. Detalhes podem ser vistos aqui. Se compõe de duas partes, uma externa (processador de fala e um eletrodo) e outra interna (antena, receptor e eletrodos). Falando bem por cima, consiste dos seguintes passos:
1 – O processador de fala (externo) capta os sons e os transforma em ondas rádio FM.
2 – Essas ondas são captadas pela antena (parte interna) que as manda pro receptor.
3 – O receptor pega essas ondas e as envia para o conjunto de eletrodos na cóclea.
4 – Os eletrodos na cóclea (um eletrodo fica em uma região específica da cóclea, responsável por uma frequência) estimulam eletricamente o nervo auditivo situado nas imediações.

Vou ouvir igual a alguém com a audição intacta?
Não, o implante age de maneira bem diferente de um aparelho auditivo. Enquanto que o aparelho auditivo apenas amplifica os sons do ambiente, o implante converte os sons em sinais elétricos enviados diretamente ao nervo auditivo.

Onde posso conseguir isso? Tem que pagar?
No Brasil, o SUS paga integralmente e alguns planos de saúde pagam a maior parte (ou tudo). Precisa entrar num grupo de implante coclear para se candidatar e passar pelo processo. Tem esse grupo do Hosp. das Clínicas e FMUSP cuja página pode ser acessada aqui. Mas têm outros, e sugiro dar uma olhada nesse arquivo que peguei do fórum do YahooGroups: Centros de Implantes Cocleares.

Demora muito o processo de seleção?
Em geral demora, e uma boa dose de paciência é necessária. A fila é bem grande, chegando a 2 anos de espera. E quando é chamado para a avaliação médica, costuma demorar alguns meses, pois tem vários exames para fazer (o BERA, ressonância magnética da cóclea, tomografia, etc).

Caso esteja num ambiente com barulhos incômodos posso desligar?
Sim, de maneira idêntica a um aparelho auditivo.

Tem porta USB/Wi-Fi/Bluetooth?
Bom, ouvi falar que dá para botar um conector bluetooth ao seu aparelho que se liga a uma espécie de aparelho FM sem fio que se liga a um microfone. Mas quanto a Wi-Fi e USB, ainda não tem. Quem sabe no futuro os implantes se tornem um hotspot móvel… =P

O implante vai disparar alarmes em aeroportos e bancos? Vão pensar que tenho um chip com informações secretas?
De acordo com o que pesquisei por aí, parece que não dispara. Mas pode acontecer, daí é só mostrar seu cartão de implante coclear (sim, todo implantado tem um cartão, uma espécie de ID comprovando o implante). O pessoal da segurança, teoricamente, está treinado para saber o que é um implante coclear.

14 respostas para FAQ sobre implante coclear

  1. Pingback: CyberGi » Nova página – FAQ de implante coclear

  2. David Barbosa Melo disse:

    Olá Gi. Vi no seu antigo blog vários comentários sobre o implante coclear. Achei você D+. Muito positiva. Divertida. Que não se deixa abater pelos problemas. Sempre pra frente. E a torcida pra você tb é muito legal. Vejo que vc é uma pessoa muito querida. Muitos amigos torcendo por você.

    Bem, é o seguinte, tenho 42 anos e sou portador de deficiência auditiva bilateral já a alguns anos (1992). Minha perda é profunda no ouvido direito e era moderada no ouvido esquerdo o que se resolvia com aparelho auditivo (AASI). No entanto, no inicio do ano passado tive uma queda súbita e, hoje, nem com AASI consigo entender a fala, além de fortes zumbidos. Estou numa angustia só.

    Pesquisando possibilidades, encontrei várias matérias sobre o implante coclear, inclusive uma reportagem no site da Globo, Jornal Hoje, do dia 13/10. Continuei pesquisando e me deparei com seu blog.

    Se não for muito, gostaria de saber se o implante que você fez foi pelo SUS ou particular. Se foi particular quanto custou? Onde você fez? Em que estado você mora?

    Moro no interior do Paraná e, pelo que pesquisei, não temos esse recurso em nosso Estado.

    Além de mim, tenho uma irmã de 43 anos que também tem perda auditiva profunda bilateral, contraída por volta dos sete anos de idade. Ela fala “normalmente”, mas não houve quase nenhum som.

    Se possível responda para mim, pois pretendo fazer o implante e gostaria de ter mais informações.

    Delpois que você ligar o aparelho, relate-nos sua experiência.

    Há, parabéns pelo seu blog e continue sendo essa pessoa pra frente e inspiradora e, pelo que percebi, muito inteligente.

    Sucesso com implante.

    Abraços.

  3. Giseli Ramos disse:

    @David Barbosa Melo
    David, obrigada pela visita =) Mandei um email para você respondendo a esse comentário, ok?

  4. oi, Gi

    Achei muito generoso de sua parte transformar esta experiência em referência útil para outras pessoas que estão na mesma situação.

    São estes detalhes de pessoas que a gente encontra no dia-a-dia que às vezes passam batidos, virei seu admirador.

    Boa sorte e um abraço!

  5. Giseli Ramos disse:

    @Fábio R. de Miranda
    Opa, obrigada, Fábio! =) É que sempre tem alguns detalhezinhos que o pessoal não saca de primeira, então é bom ir botando isso para não ter que explicar tudo de novo =P

  6. Roner Dawson disse:

    Caramba, Gi… vc é completa, hein?
    Qto mais leio o seu blog, mais me fascino com estas tuas experiencias… e vou ja fuçar o FIC pra ver se vc ta la… ta no orkut tbem? Comunidade Implante Coclear? Ta, vou ver… Abracao ae!!!

  7. Giseli Ramos disse:

    Obrigada @Roner Dawson 🙂 Estou no fórum do FIC sim. E entrei numa comunidade de implante coclear no orkut, mas não sei se é do FIC…

  8. Fernando F. disse:

    Engraçado como engenheiros se interessam por tudo de tecnologia, muito bom seu FAQ.
    Boa sorte com o implamente. =)

  9. Giseli Ramos disse:

    Valeu @Fernando F. ! Depois pretendo colocar umas coisas mais técnicas sobre o implante hehe =D

  10. carol lins disse:

    Oi Gi! sou mãe de uma linda menininha de 3 anos portadora de deficiencia auditiva, ela adiquirio a deficiencia após uma minigite c/ 12 dias de nascida, ela fez o implante com 2 anos, em dezembro faz um ano, optei pelo implante porque acho q pode ajuda-la na sua convivencia social, no seu dia a dia , na escola, no trabalho… mas sei q isso ñ muda em nada sua personalidade escutando ou ñ ela é uma menina esperta, inteligente, dinamica, com um carater forte e admiravel, q vai saber passar pelos problemas q a vida colocar em seu caminho. gostei munto do seu blog vc tamb é uma garota muito esperta… espero poder trocar idéias c/ vc… desejo muita sorte e q todos os seus desejos se realizem.
    Vou sempre estar buscando novidades no seu blog,
    fique c/ Deus…

  11. Giseli Ramos disse:

    Oi @carol lins ! Obrigada pela visita! De fato, os implantes (e os aparelhos auditivos) são um verdadeiro auxílo nas nossas vidas… e putz, mesmo não tendo a audição perfeita, isso não é impedimento para a gente fazer o que quiser da vida, inclusive ser inteligente e esperta =D
    Desejo muito sucesso à sua filha! Qualquer coisa, só perguntar ^^

  12. Scheila Lima disse:

    Olá Gi,
    Desculpe a demora. Postei em novembro no seu outro blog. Você me disse que havia feito a ativação naquele dia. Como está? Já tentou ouvir Música? Estou ansiosa por conversarmos por e-mail ou MSN.
    Um grande abraço.

  13. Giseli Ramos disse:

    Oi Scheila,
    Então, a experiência com o IC está ficando cada vez mais interessante! Já comecei a ouvir música sim, é meio estranho no começo mas depois se acostuma. O implante ainda não está 100% ajustado, mas a cada novo ajuste sempre há uma descoberta! =)

  14. implantes disse:

    Muito interessante o blog, parabens
    Ana

Os comentários estão encerrados.